DestaquesEducação

Jornal americano diz que general impediu que Flávio Dino cumprisse prisão de extremistas bolsonaristas antes dos ataques a democracia em Brasília

“Vocês não vão prender pessoas aqui”, teria dito o comandante do Exército ao ministro Flávio Dino

O Exército teria impedido que a polícia prendesse manifestantes golpistas que estavam em frente ao QG em Brasília depois da invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, segundo o Washington Post.

A reportagem assinada pelos jornalistas Anthony Faiola, Samantha Schmidt e Marina Dias afirma que o Exército posicionou tanques e três linhas de soldados para impedir as detenções naquele dia.

“Vocês não vão prender pessoas aqui”, teria dito o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, ao ministro da Justiça, Flávio Dino, de acordo com duas autoridades que conversaram com o jornal americano.

Para essas autoridades ouvidas pelo Washington Post, essa ordem permitiu que os extremistas se preparassem para fugir do acampamento montado em frente ao QG do Exército na noite de domingo. As barracas no Setor Militar Urbano foram desmontadas apenas no dia seguinte.

Em depoimento à Polícia Federal na sexta-feira (13), o governador afastado do DF, Ibaneis Rocha se isentou de responsabilidade pelo 8 de janeiro e disse que o Exército impediu a retirada do acampamento em dezembro.

(De O Antagonista)

4 Comentários

  1. De fato, nefastamente, um grande número de militares, em decorrência de uma formação curricular precária em teorias e práticas democráticas, acreditam que o Exército se constitui num ente maior que a Constituição. Acreditam e tentam fazer acreditar que a Presidência da República deve obediência aos mesmos.
    Os militares brasileiros, historicamente e infelizmente, sempre flertaram com golpes. Isso é inegável.
    No atual momento temos a famigerada minuta de um Decreto apreendido na residência do ex-Ministro da Justiça do ex-Presidente Jair Bolsonaro, onde resta veiculada uma nova intenção golpista com participação dos homens da caserna.
    A ridícula preparação para o golpe trás em seu artigos a previsão de 8 Generais, e mais o próprio Bolsonaro como os responsáveis para intervir no TSE e proclamar um novo resultado em relação ao certame eleitoral Presidente/2022.
    A exemplo de outras pérolas previstas no nefasto decreto golpista, tem-se: a previsão de imediata prisão de Ministros do TSE e de qualquer cidadão; que os prisioneiros poderiam “pedir” realização de “exame de corpo de delito” (logicamente que não seria atendida tal demanda).
    Por enquanto o golpe planejado e desejado pela turma amante do fascismo não tem vingado.

  2. Em 2013 e 2017 houve quebra quebra da esquerda maldita mas ninguém se posicionou qualificando aquele quebra quebra de ataques terroristas deixem de comentários hipócritas.

  3. Sonha Carlos Lacerda, todos temos opiniões diferentes, nem todos intelectuais, são inteligentes como políticos retrógrados, que existe no Brasil, Bolsonaro pecou e muito com sua falácia. E foi seu prejuízo. Tamos situações não muito boa, para país com Brasil.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade