Pelo menos duas pesquisas foram feitas em Timon nas últimas semanas
As pesquisas eleitorais continuam sendo feitas pelos grupo políticos protagonistas destas eleições municipais em Timon. Elas tem sido um instrumento recorrente utilizado pelas coordenações de campanhas para se balizar sobre como anda o quadro eleitoral no município.
Leitores do portal Elias Lacerda relatam terem sido entrevistados por dois institutos recentemente. Os institutos foram identificados como sendo o Opinar e o Aferir, ambos de Teresina e os levantamentos teriam acontecido na segunda semana e penúltima do último mês de julho.
A presença de pesquisas nas ruas revelam que as coordenações das principais candidaturas não estão às cegas e acompanham a pré-eleição com todas as informações necessárias.
Vale ressaltar ainda que embora algumas pesquisas tenham sido registradas na justiça eleitoral para divulgação, a maioria delas segue sendo feitas sem interesse de publicação, mesmo quando a pré-candidatura da coordenação que contratou esteja á na frente dos concorrentes. Elas são feitas, em sua grande maioria, apenas para balizar a pré-campanha, sendo um instrumento de avaliação para estratégias a serem adotadas pelo pré-candidato.
Registro na justiça eleitoral e impugnação
Em Timon a última pesquisa registrada na justiça eleitoral foi a do Instituto Estimativa. Segundo o registro no TRE, ela foi realizada no período de 18 a 19 de julho e teria ouvido 412 eleitores. Tinha previsão de ser publicada no dia 24 último, mas foi impugnada pela justiça eleitoral.
Ahhh, entendi. Então alguns políticos contratam as pesquisas só pra tentar enganar os aliados. Aí não registram as pesquisas, não divulgam E ficam com esses números só pra usar como estratégia pra ludibriar os idiotas.
Cadê essas pesquisas?