DestaquesEducaçãoPolicial

Polícia alerta para o uso de timonenses como ‘mula’ no tráfico internacional de drogas

O caso de uma garota de Fortaleza que estava desaparecida desde a semana passada e foi encontrada nesta semana presa em Portugal acusada de tráfico internacional de drogas, não é novidade para a Delegacia de Entorpecentes de Timon (Senarc). Para o delegado Ricardo Freire, vários timonenses também tem sido usados como ‘mula’ para o tráfico internacional de drogas.

Mesmo sendo de competência da polícia federal instituição que investiga os casos, Ricardo Herlon  tem conseguido obter informações de que vários timonenses já foram presos em outros países. No ano passado uma timonense também esteve desaparecida por dias e quando a família soube, ela tinha sido presa no aeroporto de Lisboa com muita cocaína no estômago.

Segundo Ricardo Herlon, um dos casos mais recentes foi um timonense preso no Marrocos. “O tráfico de drogas às vezes muda a rota para tentar confundir a polícia. Normalmente é isso que aconteceu quando são presos na África”, afirmou ao eliaslacerda.com o delegado.

O delegado de Entorpecentes de Timon alerta para as famílias ficarem atentas as companhias dos filhos, pois o tráfico convence muitos jovens para fazer o trabalho de ‘mula’, uma ação criminosa que tem crescido em todo o Brasil. “Normalmente a pessoa cooptada para fazer esse tipo de trabalho leva a droga (cocaína) no estômago com a promessa de receber 25 mil reais ou mais pelo serviço. Além de ser uma atividade que pode resultar na morte da pessoa por resultados da agressão a saúde, como a fiscalização nos aeroportos de todo o mundo é cada vez maior, a prisão de uma pessoa dessa e sua condenação é quase certa”, alerta o delegado.

Em julho do ano passado uma jovem do Espírito Santo comoveu o Brasil inteiro ao morrer no aeroporto de Portugal após cápsulas que levava ao corpo ter estourado. Antes da morte ela gravou um vídeo de despedida da família.

Veja a matéria da época abaixo:

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade