Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Programa Inova Maranhão lança ferramenta tecnológica para a Educação de Timon

IMG_2700

O lançamento do “Maratoninha Maker” reuniu na tarde dessa segunda-feira (23), no Centro de Treinamento Wall Ferraz, representantes da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Sebrae, da Polícia Militar, além de gestores e professores que integram a Rede Municipal de Educação de Timon.

 

Trata-se de uma ferramenta tecnológica que faz parte das ações do Programa Inova Maranhão, lançado em 2016. Uma política pública de iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) para contribuir com o desenvolvimento econômico e fortalecimento do mercado de tecnologia do estado do Maranhão. O programa atua nos principais eixos: startups, empresas, universidades, ecossistemas e educação pública.

 

IMG_2623

Com foco na educação, o município de Timon vai desenvolver de forma pioneira o “Maratoninha Maker”. A ideia é definir e analisar problemas locais e, a partir dessa identificação de deficiências, estabelecer protótipos que serão trabalhados com os professores.

 

 

“Com essa ferramenta tecnológica, vamos trabalhar na elaboração de robôs, utilizando placas eletrônicas, programação e sensores para captar sinais do ambiente e, de acordo com o comando, esses sinais vão responder, seja de forma mecânica ou visual, no caso dos semáforos, por exemplo.” – explica Leandro Franco, superintendente de inovação da SECTI.

 

IMG_2698

Em Timon 15 professores, representando oito escolas municipais, participaram do treinamento para o “Maratoninha Maker”. Eles serão multiplicadores desse conhecimento, para que essa ação possa atingir um número cada vez maior de escolas, professores e alunos.

 

“Foi muito gratificante participar da capacitação para trabalhar com essa ferramenta tecnológica tão rica. Nós não podemos retroagir e nos negar aos fatores positivos da tecnologia. Tenho certeza que, junto com os nossos alunos, iremos muito além com o conhecimento” – diz Ana angélica, professora da E. M Nazaré Rodrigues.

 

Sem dúvida alguma essa é mais uma grande parceria firmada entre a Secretaria de Ciências, Tecnologia e inovação (SECTI) e a Prefeitura de Timon, através da Secretaria de educação do município.

IMG_2654

“Estamos animados com o projeto. Tenho certeza que, através da tecnologia, iremos promover o crescimento intelectual, criativo dos alunos. A tecnologia é algo muito atraente para as crianças e jovens. Tenho certeza que nossos alunos serão protagonistas nesse desafio educacional tecnológico.” – frisa Dinair Veloso, secretária de Educação.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Timon, no próximo dia 10 de outubro haverá um encontro presencial com os professores que foram capacitados para o Maratoninha Maker. Já no dia seguinte, 11 de outubro, o encontro será com os alunos que, nesse primeiro momento, farão parte dessa ação.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael