Vira lata salva vida de homem atacado por pit bull no interior de São Paulo
Acima o pit bull com seu proprietário
Um homem de 54 anos ficou ferido ao ser atacado por um cão da raça pit bull nesta sexta-feira (23) no bairro Orestes Lopes de Camargo, zona norte de Ribeirão Preto (SP). Bento de Souza Machado foi salvo por um vira-lata chamado Dudu, depois que o dono dele ouviu os gritos de socorro e decidiu soltá-lo para atrair a atenção do animal.
A vítima foi levada pelo dono do pit bull ao posto de saúde, onde recebeu os primeiros socorros. Apesar do ferimento profundo na perna, Machado passa bem.
Cão escapou de corrente
O ataque aconteceu na Rua João Crispim Tavares no momento em que a vítima voltava a pé de um mercado para casa. O dono do pit bull, Reginaldo Alves de Jesus, tirava o carro da garagem e não percebeu que o animal havia escapado da coleira.
“Ele arrebentou a corrente de uma vez e eu nem vi porque eu estava dentro do carro. Minha esposa só falou ‘o Roque arrebentou’. Ele deu impulso e estourou a corrente.”
O cão correu em direção à rua e atacou Machado pelas costas. “Ele disse que sentiu um baque nas costas e a mordida na perna, bem forte. Fez um rasgo na panturrilha dele. A perna sangrou muito e o machucado foi bem grande e bem profundo”, diz a costureira Josefa Sousa da Costa, prima da vítima.
Segundo a costureira, por sorte, um vizinho ouviu os pedidos de socorro da vítima e soltou o cachorro dele para fazer com que Roque parasse o ataque contra Machado.
“O vizinho abriu o portão dele para que o cachorro dele pegasse o outro pra brigar, pra poder soltar a vítima, senão o pit bull ia matar meu primo. O cachorro estava querendo pegar no pescoço dele. O pit bull ficou brigando com o outro cachorro.”
Roque e Dudu foram separados por um grupo de moradores que se reuniu para tentar ajudar. Alguns vizinhos, no entanto, ficaram exaltados e chegaram a intimidar o dono do pit bull fazendo ameaças contra o cachorro.
A situação foi controlada depois que Reginaldo socorreu o ferido. “Eu peguei a vítima, coloquei ele no carro e o levei no posto. Os vizinhos ficaram agitados, começaram a bater no meu portão, mas foi um acidente, ele escapou do nada”, afirma.
Apesar da briga, o cachorro Dudu não ficou ferido, e Roque foi acorrentado novamente.
Machado foi atendido no pronto-socorro central de Ribeirão Preto, e liberado após ser medicado.