Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Capacitações buscam melhoria na qualidade do ensino da rede municipal

Uma gestão escolar eficiente requer a participação de todos os envolvidos na escola, desde os diretores e supervisores, passando pelos professores, até os pais e alunos. Esse engajamento é necessário para ajudar a garantir um ensino de excelência para os alunos. Dentro do programa Educar Pra Valer, que foi implementando nas escolas da rede municipal em 2019, todos os integrantes das escolas passam por formações e capacitações voltadas para melhorar a gestão escolar e pedagógica.

 

Dentro dessa perspectiva, os diretores das escolas da rede municipal de Timon estão passando, hoje e amanhã (07 e 08 de agosto), por uma formação destinada para discutir a função do gestor nas escolas, pensando além das questões administrativas e financeiras. “Os diretores das escolas precisam compreender que também está entre as suas funções se envolver diretamente nas questões pedagógicas, para garantir o aprendizado dos alunos de forma mais eficiente”, explica Francisca Lima, coordenadora de formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

20190807_094744

Para Socorro Cunha, diretora-adjunta da escola Nazaré Rodrigues, no seu trabalho como gestora pensar o futuro dos alunos, tendo como base a educação, é primordial. “Sempre estudei em escola pública e sei como a educação pode fazer o diferencial na vida dos alunos, porque o futuro deles depende do aprendizado que eles tiveram”, afirma.

 

Outros pontos abordados durante o encontro são relativos à necessidade de o gestor conhecer a realidade da escola e dos alunos, além de liderança e gerenciamento de equipes.

20190807_092508

Ainda dentro da programação das formações do Educar Pra Valer, os professores do 1º ano do Ensino Fundamental estão sendo capacitados para melhorar a qualidade da alfabetização e letramento dos alunos. Aqui, a capacitação é voltada para que os professores pensem em abordagens criativas e diferenciadas, para estimular e desafiar as crianças durante o seu processo de aprendizagem.

 

Os professores do 9º ano da rede municipal também estão passando por uma formação nesta quarta-feira (07/08), mas aqui o foco é a preparação dos alunos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil, que será realizada em outubro. É por meio dos resultados obtidos nas avaliações em Língua Portuguesa e Matemática, que o Saeb subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Neste caso, a formação está sendo realizada pela própria Semed.

20190807_094744

20190807_092434

1 comentário

César William
Comentou em 07/08/19

Trata-se de um programa fantástico. Além de continuar atuando como professor de Língua Portuguesa e colaborador de alguns jornais com publicações aleatórias, atualmente estou à frente da gestão de uma escola na grande São Luís, em Paço do Lumiar, uma das cinco cidades contempladas pelo referido programa no Maranhão. Temos recebido formadores excepcionais, polidos e de uma fundamentação em boa consonância com suas práticas. Assuntos de caráter pedagógico, administrativo e financeiro são apresentados como notas de uma boa e grande orquestra. Saio extasiado e maior, cada vez que participo dessas formações, atentando para os detalhes e tentando fazer ao máximo o que nos é direcionado, pois ou atuemos como educadores sobralenses ou sobraremos sempre na hora de abocanhar boas fatias do IDEB. Parabéns, Timon. Tiro o chapéu, cada vez que a cartada for em prol da educação, da cultura, do desenvolvimento.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael