Milhares de pessoas comparecem e aprovam o Encontro de Folguedos de Timon
O brilho no olhar do timonense diante das apresentações culturais marcaram os dois últimos dias do XXIII Encontro de Folguedos de Timon, sábado (25) e domingo (26). O evento, que aconteceu na Avenida Teresina, trouxe para as ruas a valorização da cultura do Maranhão, promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e Governo do Estado.
O evento contou com uma grandiosa estrutura organizada para as apresentações de Boi e quadrilhas, além dos shows com bandas regionais e nacionais. Quem compareceu à festa observou a organização, com espaços de alimentação, saúde e educação para o trânsito, assim como segurança reforçada. Dona Rita Maria Martins contou que deu para vender bastante arrumadinhos. “No geral foi muito bom de venda, posso dizer que valeu a pena, pois o evento está muito organizado, gostei da segurança, espero que continue assim”.
O arraial iniciou ao som do típico baião da região, enquanto a comunidade ia chegando para a festança. As apresentações do Boi Mimoso do Campo, Boi Precioso e Boi Riso da Mocidade no sábado; e Boi Dominante, Boi Brilho da Noite e Boi Esperançoso (de Santa Amélia) deram o tom nas apresentações.
Logo após, as quadrilhas Baybatolinho, Flor do Sertão e Kambalaxo no sábado; e Pinga Fogo (do Maria do Carmo Neiva), Bole Bole, Flor Gincana, Canarinho do Sertão e Coração Junino levaram alegria e tradição ao tablado.
Na noite de sábado, o público ainda prestigiou Mara Pavanelly. Para fechar o 23º Encontro de Folguedos de Timon, a banda nacional Desejo de Menina agitou a multidão. “Está tudo muito bonito e animado. Eu gostei demais da estrutura e da segurança, pois toda hora a gente vê policiais passando. A organização do evento está de parabéns”, comentou a estudante Léia Vieira.
(Da assessoria)