Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Plano Municipal de Educação diminuiu a evasão escolar em Timon

O PME foi construído com a participação de todas as instâncias do ensino do município e aprovado em 2015

escola2Segurança a carreira dos professores, universalização do ensino infantil, construção de mais escolas e creches são algumas das metas do Plano Municipal de Timon (PME) que já foram alcanças. Traçado para dar maior suporte na evolução de todas as instâncias da educação da cidade, o PME tem base legal no Plano Nacional da Educação (PNE) e contém um total de 20 metas para o decênio 2015/2025.

Antes mesmo de ser construído e aprovado o PME, Timon realizou um intenso trabalho no ano de 2013 para desconstruir o sistema, antes ultrapassado da educação básica no município. Espaços inadequados, alto índice de evasão, presença de escolas de taipa na zona rural, professores desvalorizados e com salários atrasados, dentre outros problemas, fizeram com que a nota do IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2011 fosse de 3,8.escola1Já em 2013 a nota saltou para 4,2 colocando o município acima da média de 3,8 do estado do Maranhão e a taxa de abandono caiu de 4,8 (2011) para 2,8 (2014). É possível ver que os indicadores têm melhorado e, além da nota do IDEB, que mede a qualidade da educação de cada município brasileiro, Timon tem ganhado nota máxima no dever de casa no cuidado com o futuro das crianças e jovens.escola 3Outro indicador que tem melhorado é a distorção de idade/série. Em 2011 esse número correspondia a 27% nas séries iniciais (1º ao 5º ano do ensino fundamental), e nas séries finais (6º ao 9º ano do ensino fundamental) era de 47%. Já em 2014 esses dados tiveram queda: de 1º a 5º chegou a 24% e de 6º ao 9º de 37%. A diminuição foi graças à adesão de projetos e ações que tinham a proposta de corrigir esta distorção. Um bom exemplo é o Pacto Nacional para Alfabetização na idade certa (PNAIC), que atendeu até 2015 mais de 9 mil alunos em 148 escolas da rede municipal de ensino.

Das 20 metas do PME, 5 são destinadas à valorização dos professores e demais profissionais da educação. De acordo com os avanços já alcançados, os professores de Timon são um dos poucos que já tiveram o acesso ao piso nacional da educação. Ainda em 2015 a câmara de vereadores da cidade aprovou, por unanimidade, o reajuste de 13,01%, respeitando a determinação do Ministério da Educação, e ainda a aprovação do plano de cargos carreira e salários.

“O trabalho é constante e a Secretária Municipal de Educação realiza um trabalho diário investindo na qualidade da educação dos 33 mil alunos. Temos dado o fardamento gratuito, garantido uma merenda escolar balanceada todos os dias, 26 mil alunos já estudam em salas climatizadas, valorização do profissional da educação , dentre as inúmeras ações que acontecem diariamente em todas as escolas da rede municipal”, disse a secretária e educação, Dinair Veloso.

anuncio plant

1 comentário

Jose lopes de sousa
Comentou em 08/07/16

A onerosidade estar acima dos proventos salariais

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael