Estação
Informes

Professores da rede regular de Timon aprendem como incluir alunos especiais em sala de aula



Joedson Nunes - Arquiterura

20190624_085455 (1)

Os professores de ensino regular do 2º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participaram nesta segunda-feira (24) de um encontro com os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para debaterem sobre os desafios da inclusão de pessoas com deficiência ou com transtornos no ambiente escolar. “Este evento é de suma importância para que os professores de sala de aula regular desmistifiquem a imagem de que o aluno especial só atrapalha, que ele tem poucas chances de progredir e, por isso, não evolui”, explica Leda Maria Alves, coordenadora geral da Educação Especial.

IMG-20190624-WA0014

Para isso, a abertura do Encontro contou com a presença de alunos que vieram mostrar sua evolução na leitura, na escrita e também na inserção escolar. Maria do Carmo, mãe de um aluno com Síndrome de Down ainda deu seu depoimento sobre como a inclusão modificou a vida do seu filho dentro e fora do ambiente escolar.

Durante o Encontro, a psicóloga especializada em psicopedagogia e AEE, Layane Chaves, ministrou uma palestra para mostrar como a inclusão para os alunos com deficiência física, Síndrome de Down, Transtorno de Aspecto Autista e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode ocorrer.

20190624_093147

A psicóloga ainda lembrou que, apesar de todos os desafios, o apoio e a atenção dos professores e da gestão escolar são relevantes para promover essa inclusão tanto nas atividades em sala de aula quanto nas de recreação. “Algumas atitudes como adaptação e individualização do currículo escolar para atender as necessidades destes alunos são um dos principais passos para a inclusão. Pensar atividades que possa envolver todos os alunos, regulares e especiais, também é importante. Mesmo sabendo que para os alunos especiais o aprendizado é normalmente mais lento”, destaca Layane Chaves.

 

Da assessoria

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte