DestaquesNotícias

TCE reprova gestão da Câmara de Timon e deixa alguns vereadores da oposição sem discurso

Helber Guimarães (esquerda) e Ramon Jr. (direita),presidente e vice -presidente : Casa precisa dar exemplo.

Quem assiste as sessões da Câmara Municipal de Timon sabe: Alguns vereadores da oposição adoram criticar a gestão municipal do prefeito Luciano Leitoa. Em alguns casos até com razão.

Entretanto, o que chama a atenção é a total falta de autocrítica de muitos desses vereadores. É isso mesmo, pois numa rápida consulta ao Tribunal de Contas do Estado, percebe-se que a gestão da Câmara Municipal é pior que a administração municipal.

Na avaliação do TCE do Maranhão, a Câmara Municipal,  gerida atualmente pelo presidente Helber Guimarães e seu vice-presidente  Ramon Jr, está longe de cumprir com a lei da transparência. No levantamento feito o TCE diz o seguinte sobre o  Portal da Transparência da Câmara de Timon: “Em síntese, constata-se que a Câmara Municipal de TIMON DESCUMPRE com as exigências de transparência previstas no art. 48, incisos II e III, c/c o art. 48-A da Lei Complementar nº 101/2000″. 

Clique no Avaliação Portal TCE MA CMT 15082019 e confira. Ou no Avaliação Portal TCE MA CMT 110619

Quem não cumpre com a Lei da Transparência parece ter algo a esconder, afinal a Lei existe para ampliar as possibilidades de consultas e pesquisas para que o cidadão possa acompanhar as ações e aplicação dos recursos recebidos pela casa.

Pior fica para esses vereadores  saber que no ano passado, em 2018,  a gestão Luciano Leitoa neste quesito ficou em primeiro lugar no Maranhão na avaliação feita pela Controladoria Geral da União ao atingir nota 9. Foi considerado o município mais transparente do estado.

Sem fazer o dever de casa fica difícil os vereadores que administram a Câmara Municipal encontrarem respaldo moral para criticar o governo. Ficam sem discurso. Portanto, a conclusão é óbvia: Já passou do tempo desses vereadores darem o bom exemplo…

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade