TCE reprova gestão da Câmara de Timon e deixa alguns vereadores da oposição sem discurso
Helber Guimarães (esquerda) e Ramon Jr. (direita),presidente e vice -presidente : Casa precisa dar exemplo.
Quem assiste as sessões da Câmara Municipal de Timon sabe: Alguns vereadores da oposição adoram criticar a gestão municipal do prefeito Luciano Leitoa. Em alguns casos até com razão.
Entretanto, o que chama a atenção é a total falta de autocrítica de muitos desses vereadores. É isso mesmo, pois numa rápida consulta ao Tribunal de Contas do Estado, percebe-se que a gestão da Câmara Municipal é pior que a administração municipal.
Na avaliação do TCE do Maranhão, a Câmara Municipal, gerida atualmente pelo presidente Helber Guimarães e seu vice-presidente Ramon Jr, está longe de cumprir com a lei da transparência. No levantamento feito o TCE diz o seguinte sobre o Portal da Transparência da Câmara de Timon: “Em síntese, constata-se que a Câmara Municipal de TIMON DESCUMPRE com as exigências de transparência previstas no art. 48, incisos II e III, c/c o art. 48-A da Lei Complementar nº 101/2000″.
Clique no Avaliação Portal TCE MA CMT 15082019 e confira. Ou no Avaliação Portal TCE MA CMT 110619
Quem não cumpre com a Lei da Transparência parece ter algo a esconder, afinal a Lei existe para ampliar as possibilidades de consultas e pesquisas para que o cidadão possa acompanhar as ações e aplicação dos recursos recebidos pela casa.
Pior fica para esses vereadores saber que no ano passado, em 2018, a gestão Luciano Leitoa neste quesito ficou em primeiro lugar no Maranhão na avaliação feita pela Controladoria Geral da União ao atingir nota 9. Foi considerado o município mais transparente do estado.
Sem fazer o dever de casa fica difícil os vereadores que administram a Câmara Municipal encontrarem respaldo moral para criticar o governo. Ficam sem discurso. Portanto, a conclusão é óbvia: Já passou do tempo desses vereadores darem o bom exemplo…