NotíciasPolíticaSaúde

Timon contará com mais 02 carros fumacê da Regional de Saúde

fuamceO município de Timon ganha reforço no combate ao mosquito Aedes Aegypti por meio do Plano de Contingência para o Enfrentamento da Epidemia de Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Lançado pela Administração estadual, o plano tem o objetivo de dar uma resposta rápida às situações de saúde pública relacionadas a essas doenças. Desta forma, a cidade passa a contar com mais 02 carros fumacê da Regional de Saúde de Timon.

Os veículos são resultado de uma iniciativa do Governo Estadual. Durante solenidade na cidade em São Luís nesta última segunda (04), o governador do Maranhão, Flávio Dino, entregou aos municípios e Regionais de Saúde do Estado 50 carros equipados com as máquinas de ultra baixo volume (fumacê), usadas para a eliminação do mosquito adulto, e kits de operação de campo para combate ao Aedes aegypti e de proteção individual (EPI). No evento também foi anunciada a distribuição de 120 mil frascos de repelentes que serão entregues a gestantes inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O secretário municipal de saúde, Marcio Sá, que esteve no evento acompanhado pela diretora da Regional de Saúde – Graça Rodrigues, falou sobre o fortalecimento das ações com o apoio dos dois veículos recebidos pela Regional. “Essa iniciativa do Estado visa reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti a 1% em todas as cidades, e com esse benefício da Regional de Saúde, Timon ganha mais um reforço do plano de enfrentamento da epidemia causada pelo mosquito. Mas é importante lembrar à população sobre a responsabilidade de cuidar dos seus reservatórios e não deixar lixo jogado, pois somente a utilização do fumacê não garante a diminuição dos vetores, uma vez que ele atinge apenas os mosquitos adultos. Se os focos permanecerem, novos mosquitos nascerão e transmitirão as doenças” enfatizou o gestor.
(Assessoria)

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade