DestaquesNotíciasSaúde

Timon ganhará sua primeira Estação de Tratamento Dágua nessa quarta

ImageProxyApós uma série de investimentos e ações realizadas pela Águas de Timon, através do programa Timon Saneada 1, os imóveis regulares da área urbana de Timon terão acesso universal à água tratada. Isso significa mais saúde e qualidade de vida para a população do quarto município mais populoso do Maranhão. Em junho, a concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, inaugura a Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba, com 180 m³/h de capacidade.

20160530152048_26b30Há um ano em atuação, a Águas de Timon ampliou em 30% no volume de água produzido – passando de 1.609 m³/h para 2.149 m³/h – percentual que vai aumentar com a operação da ETA, que fará a captação superficial do rio Parnaíba. A ETA está sendo implantada na Vila do Bec, em Timon, pesa mais de 25 toneladas e mede 33m de comprimento e 4m de altura. A obra contempla ainda laboratório, casa química, caixa de areia, tanques de regularização de vazão, leito de secagem e auditório – uma estrutura que possibilitará ainda a visitação de estudantes e comunidade. A inauguração da ETA Parnaíba ocorrerá no dia 1º de junho, às 9h, e representa um marco para o saneamento do município.

20160530152129_f4945Atualmente, o sistema de abastecimento de água da área urbana de Timon é composto por 69 poços, com vazão média de 35 m³/h; dois super poços com vazão de 2012 m³/ h; 13 reservatórios e três Estações Elevatórias de Água Tratada (EEAT). Mensalmente são tratados 1.304.955 m³ de água, volume suficiente para encher 20 piscinas olímpicas – cada piscina representa 2.500 m³ e cada metro cúbico equivale a 1.000 litros. O volume aumentará para 1.569.228 M³ com a operação da ETA. A quantidade de análises de qualidade da água aumentou de 60 para 434.

Hoje, 70% do sistema de produção de Timon possui tratamento – em abril de 2015 esse número era 0 – e, com a ETA em atuação, o volume de água tratado será complementado, atingindo 100% de cobertura aos imóveis regulares da zona urbana de Timon. A operação conjunta dos poços e da ETA garantirá que a água chegue aos imóveis com qualidade e regularidade, o que só é possível graças ao trabalho contínuo de mais de 90 colaboradores diretos e 250 indiretos.

O sistema é monitorado 24h por dia pelo Centro de Controle Operacional – CCO, localizado na sede da empresa, mais um compromisso da Águas de Timon entregue à população, assim como a Loja de Atendimento, localizada em uma das principais vias do município. Nos primeiros 12 meses à frente dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, a Águas de Timon já reformou e modernizou 20 sistemas, substituiu 40 bombas, automatizou mais de 40 painéis elétricos e executou mais de 31 mil metros de novas redes de água. Todos estes investimentos integram o programa Timon Saneada 1.

Sobre a Águas de Timon – A concessionária é a primeira empresa da Aegea no Nordeste e iniciou a operação em Timon em abril de 2015. No regime de concessão, todos as obras e investimentos, ao término do contrato, retornam ao município.

Sobre a Aegea – A Aegea Saneamento gerencia ativos de saneamento através de suas concessionárias em 44 municípios de 8 estados do país. A companhia atua como administradora de concessões públicas, operando em todos os processos do ciclo integral da água – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto.

Serviço – Inauguração da ETA do Rio Parnaíba

Data: 01 de junho de 2016
Hora: 9h
Local: Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba. Rua Barro Forte, próximo à cerâmica Barro Forte, às margens do rio Parnaíba.
Contato: Thamires Figueiredo – Assessoria de comunicação: (86) 9 8192-8937.
(Assessoria)

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade