DestaquesEdi - Porta RetratoPolítica

A história do Zé Pereira de Timon em registro fotográfico

Com fotos de Edi Vasconcelos e texto de Danilo Alves – Tudo começou com uma brincadeira nos anos 80, onde a maisena cortava o céu e melava as ruas de Timon, era o ‘mela mela’ dos Blocos de Sujos. Numa época onde o lança-perfume fazia história e a cabeça dos foliões de antigamente, hoje, respeitados e conservadores cidadãos, a festividade pré-carnavalesca mais popular da cidade era de longe menos tecnológica.

Na época do analógico os fotógrafos nem sonhavam com o digital, corriam em busca das melhores expressões, da alegria em meio a multidão. E foi graças a um desses profissionais e seus registros que hoje podemos voltar ao passado e conhecer uma parte (da metade pra cá) da história do Zé Pereira de Timon.

Os anos foram passando e a brincadeira ficou séria. As pessoas não saiam mais pelas ruas batendo lata, elas agora pulavam atrás de trios elétricos; o ritmo baiano invadiu a Jaime Rios e de lá pra cá, lá se vão dezessete anos. A festa cresceu e mudou de endereço, atualmente sendo realizada na Avenida Piauí, às margens do Rio Parnaíba, ganhando status de maior pré-carnaval do Maranhão. O Zé Pereira de Timon continua fazendo história e virou patrimônio cultural de sua gente.

 

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade