DestaquesPolítica

Acirrada disputa pela prefeitura de São Luis divide aliados de Flávio Dino; Veja nos Informes rápidos do eliaslacerda.com

Pré- candidato a deputado estadual

leandro-beloVereador de mandato, Leandro Belo, muito possivelmente não aceitará proposta do prefeito Luciano Leitoa para assumir algum cargo na administração municipal como forma de compensação pelo seu próprio fracasso nas urnas no dia 2 outubro último e que não lhe permitirá retornar ao legislativo municipal no próximo ano.
Leandro tem planos de ser candidato a deputado estadual fazendo parceria com um federal amigo seu que ainda não teve seu nome revelado.
O vereador do DEM sabe que se ficar na gestão dos Leitoas será cobrada sua fidelidade ao grupo e por conseguinte o apoio aos candidatos que Luciano apoiará em 2018, dentre eles o atual deputado Rafael Leitoa.

 

A briga pelo senado em 2018 já começou

humbertoA briga por uma das vagas para o senado em 2018 já começou dentro dos aliados do governador Flávio Dino. Pior ainda: Entre aliados de um mesmo partido, o PDT. Os deputados federal Weverton Rocha e o deputado estadual presidente da Assembleia, Humberto Coutinho, não desgrudam os olhos das duas vagas para o senado que haverá nas próximas eleições no estado.

Por conta desse interesse, Humberto Coutinho tem saído da linha partidária do PDT em busca de apoios para seu nome. Em Timon apoiou Alexandre Almeida contra Luciano Leitoa, o candidato apoiado pelo governador e pelo deputado Weverton Riocha.
O caxiense não parou por aí. Agora nesta eleição ele tem manifestado em bastidores apoio a candidatura de prefeito do outro colega deputado Eduardo Braide em São Luis. Está contra o próprio colega de partido, o prefeito atual Edivaldo Holanda Júnior que concorre a eleição.

De olho no comportamento nada fiel do colega de partido, o deputado federal Weverton Rocha já avisou em bastidores que não anda nada satisfeito com o deputado caxiense. Por conta disso tem gente apostando que Humberto deverá ser expulso do PDT. Se não pedir pra sair antes …
Outro que está na campanha de Braiderubens-junior

Outro governista que está na campanha de Eduardo Braide, de acordo com a mídia ludovicense, é ninguém menos que o atuante e promissor deputado federal Rubens Júnior, do PC do B.  O parlamentar matoense também estaria cometendo infidelidade partidária, afinal o vice de Edivaldo Holanda Júnior é do PC do B.
Como tem nos Coutinho uma antiga aliança política no estado, muitos viram na adesão de Rubens Júnior a Braide uma forma do deputado manter-se próximo da tradicional e influente família da vizinha Caxias, tão importante na sua última eleição.

 

Misturou tudo

flacio-dinoConsiderada uma das mais disputadas eleições neste segundo turno em todo o Brasil, a eleição na capital maranhense conseguiu dividir o governo Flávio Dino. Tá cheio de aliados do governador apoiando tanto Edivaldo Holanda, quanto Eduardo Braide.
Na semana passada este eliaslacerda.com informou que o governador Flávio Dino vinha se esquivando de demonstrar sua preferência no pleito, afinal tem aliados seus de um lado e do outro. O recuo do governador provocou até um pronunciamento do deputado estadual Edilázio Júnior na Assembleia que provocou Flávio Dino perguntando qual era mesmo o seu candidato na capital.
Com 62% de aprovação de sua gestão na capital e com o vice do seu partido, o PC do B na disputa ao lado do atual prefeito que busca reeleição, Flávio Dino tem sido pressionado pelos aliados de Edivaldo Holanda a tomar uma posição mais clara nesta reta final de campanha. Por conta da pressão, o governador deverá gravar vídeo em apoio a Edivaldo nos próximos dias.
Como a eleição na Ilha Rebelde é acirradíssima, qualquer manifestação pró ou contra as candidaturas pode sim influenciar muito no pleito…

 

Saudades do Sétimo Waquim e Carlos Brandão

br-226-timonTem gente em Timon com saudade dos ex-deputados Carlos Brandão (atualmente vice-governador) e Sétimo Waquim (aposentado) quando o assunto é o projeto de asfaltamento da BR 226, nos trechos entre Timon e Presidente Dutra. Os dois parlamentares vestiam a camisa deste projeto e sempre tinham informações e cobranças a fazer no DENIT e no Ministério dos Transportes pela viabilização da obra.

 

Semana passada o eliaslacerda.com noticiou que a PEC 241 do governo Temer pode jogar o sonho do asfaltamento da estrada no esquecimento e na inviabilidade por um bom tempo devido a falta de recursos. A matéria teve centenas de acessos e gente do povo assim como políticos, empresários e outros procuraram o titular desta página para saber informações de como andam as perspectivas de asfaltamento da rodovia.
Nas conversas com quem mantive todos foram unânimes em afirmar que falta atualmente um parlamentar no congresso nacional que abrace esta causa.

 

Privilegiados

joao-haroldo-1

Pense numa dupla de privilegiados é essa aí; Valmira Miranda e seu vice João Haroldo, eleitos em 2 de outubro em Colinas. Estão com a faca e o queijo na mão para fazer uma das melhores administrações municipais no estado. Basta que tenham boa vontade, equipe de bons técnicos e zelo com a coisa pública para que possam realizar uma das melhores gestões daquele município.

 

Valmira e João Haroldo recebem o apoio de nada menos que o mais influente secretário do governo Flávio Dino, Márcio Jerry (irmão de João Haroldo), do não menos poderoso vice-governador Carlos Brandão e ainda tem a simpatia do próprio governador.

 

Posto avançado de Registro Civil de Nascimento será inaugurado em Timon nesta segunda

nascimentoDiminuir o número de sub-registros no Maranhão é um dos objetivos fundamentais da gestão do governador Flávio Dino. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) em parceria com a Secretaria de Saúde (SES) e a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão inaugurará, na próxima segunda-feira (24), posto avançado de Registro Civil de Nascimento (RCN) no município de Timon. A atividade será aberta ao público e acontecerá no Hospital Regional Alarico Nunes de Pacheco, de Timon/MA.

De acordo com dados do IBGE, de 2003 a 2014 estima-se que o Brasil teve uma queda considerável no número de sub-registros, porém, de 134.852 crianças que nasceram no Maranhão em 2014, apenas 106.908 foram registradas, totalizando 20,7% sem certidão de nascimento, naquele ano. O estado tem como objetivo combater estes níveis e vem realizando mutirões e implantando unidades nas maternidades para garantir a imediata emissão da certidão de nascimento das crianças.

Sem registro a pessoa não existe legalmente

Uma grande parcela da população não tem conhecimento acerca da importância do registro. Sem ele, a pessoa não existe legalmente, gerando vulnerabilidade social e alvo fácil para o trabalho infantil, trafico de crianças, além da impossibilidade de estudar e ter acesso a serviços públicos de saúde e programas sociais do governo. A unidade que será inaugurada no município de Timon é a 11° no Maranhão e a terceira da atual gestão.

Dados nacionais

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) o panorama atual do sub-registro civil de nascimento no Brasil apresenta resultados positivos. A média nacional de crianças sem registro caiu mais de 50% em cinco anos. O índice, que era de 20,9% em 2002, recuou para 12,2% em 2007 e caiu para 6,6% em 2010. Entre 2009 e 2010 a redução foi de 19,5%, ou seja, um das maiores da série histórica.

Já as regiões Norte e Nordeste, segundo informações do IBGE, possuem altos percentuais de sub-registro civil de nascimento. As demais regiões evidenciam que a cobertura dos registros é praticamente completa.

anuncio-carlos-fernandes

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade