DestaquesPolítica

Autor de falsa pesquisa para prefeito de Timon pode pegar até um ano de prisão

O eliaslacerda.com já alertou dias atrás: Cuidado com os veículos de comunicação que você busca notícias para se informar . Nesses tempos de campanha não são poucos os veículos, especialmente as redes sociais, que propagam mentiras com o objetivo de confundir o leitor com falsas informações.

A mais nova vítima desse tipo de problema foi o Instituto Data AZ, do Portal AZ. Numa página do Facebook um tal de José Fernand colocou que a pesquisa atualizada do instituto o candidato Alexandre Almeida do PSD, havia ultrapassado Luciano Leitoa na preferência do eleitorado timonense.

O portal AZ soltou nota desmentindo a informação e denunciou o caso a polícia e justiça eleitoral com vistas a localizar o autor do crime. O portal informa que de acordo com a lei, o autor da propagação da falta pesquisa pode pegar até um ano de prisão.

Veja a nota abaixo publicada pelo Portal AZ:

Está circulando e sendo compartilhada nas redes sociais uma pesquisa eleitoral falsa, em Timon, Maranhão, sem registro no Tribunal Superior Eleitoral e no Tribunal Regional Eleitoral Piauí. Os falsos pesquisadores se dizem do Instituto Data AZ, mas o mesmo não tem conhecimento dessa pesquisa. Esse resultado foi postado por um certo José Fernand que se mostra ‘sentindo-se muito feliz’ e dizendo que o dia começou bem, admitindo que o seu candidato está na frente das pesquisas. 

Na falsa pesquisa o candidato a prefeitura de Timon, Alexandre Almeida (PSD), aparece na preferência com 50,9% em detrimento do candidato Luciano Leitoa (PSB), que aparece com 49,1%.

Veja abaixo a falsa pesquisa que está circulando nas redes sociais

 

pesquisa

A última pesquisa realizada pelo Instituto Data AZ, exclusivamente para publicação no Portal AZ, conforme contrato, e também no jornal O Dia, de Teresina, foi divulgada no dia 02 de setembro, onde o candidato à reeleição, Luciano Leitoa se mantém na liderança na cidade maranhense.

Leitoa aparece com 41,78% das intenções de voto em sondagem espontânea, contra 36,01% de Alexandre Almeida (PSD). A diferença entre os dois é de 5,77%, acima da margem de erro da pesquisa, que é de 4,1% para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, o prefeito amplia sua vantagem para 6,64%. Leitoa tem 45,28% contra 38,64% de Alexandre Almeida.

As entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2016 ou a candidatos, para conhecimento público, devem registrar, junto à Justiça Eleitoral, as informações constantes no art. 33 da Lei nº 9.504/1997, a partir do dia 1º de janeiro e até cinco dias antes da divulgação de cada resultado, conforme disciplinamento da Res.-TSE nº 23.453, de 15.12.2015.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode punir com pena de seis meses a um ano de prisão, além de multa que varia entre R$ 53 mil e R$ 106 mil quem for responsabilizado pela divulgação de pesquisas fraudulentas.

A direção do Instituto Data AZ e do Portal AZ fará formal denúncia junto à Justiça Eleitoral desse ato criminoso praticado na cidade de Timon, visando identificar os responsáveis pela fraude.  

anuncio carlos fernandes

1 Comentário

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade