DestaquesPolítica

Informes rápidos do eliaslacerda.com

Presidência da Câmara Municipal de Timon

uilma-resendeNem mesmo os novos vereadores e os reeleitos assumiram a nova legislatura e já tem gente especulando quem será o presidente da casa. Dirigida atualmente pelo vereador do PDT, Uilma Resende, muitos apostam que ele deverá permanecer no cargo e que não há nada de novo que justifique mudança na direção.

Mas não é bem assim. Durante os quatro anos de mandato do prefeito Luciano Leitoa a rotatividade de poder naquela casa aconteceu. Eleito presidente em 2013, Chagas Cigarreiro não foi buscar a reeleição tendo passado a presidência para Uilma Resende. Por este motivo tem muita gente apostando que a direção da casa vai mesmo mudar.

Caso haja mesmo mudança dois nomes aliados do prefeito estão muito bem cotados: Juarez Morais, do SD, e Jair Mayner, do PSB, ambos reeleitos no último dia 2 e homens de forte confiança de Luciano Leitoa.

Sobre mudar ou não a presidência da casa, o atual presidente Uilma Resende(foto acima), em conversa com o titular do eliaslacerda.com afirmou: “Sou homem de entendimento. Se nosso grupo político achar que devemos mudar, não me oponho, aceitarei a mudança”, contou o vereador.

Especulação de cenário para 2018

rafael-3Eleitores de Luciano Leitoa empolgados com a expressiva votação obtida pelo chefe do executivo municipal timonense que teve 10 mil e 600 votos a mais que o candidato da oposição Alexandre Almeida, já começam a desenhar cenários para 2018, para a eleição de deputado.

Um deles chegou a sugerir em grupos de Whatsapp onde são integrantes os maiores líderes do grupo Leitoa local, que Rafael Leitoa deveria ser candidato a deputado federal e a Secretária de Educação Dinair Veloso para estadual em 2018.

Aos amigos mais próximos Luciano tem manifestado não gostar deste tipo de especulação futura, mas em grupo tem se mantido em silêncio e não opinar sobre a sugestão do militante.

Coube ao deputado estadual Rafael Leitoa dar uma esfriada no empolgado militante. Disse ele: “Firmeza no caminhar,  manutenção dos trabalhos e tudo acontecerá naturalmente. Deus e o trabalho de todos reconduziram o Luciano à prefeitura. A  César o que é de César. A 2018 o que é de 2018”, filosofou o parlamentar.

Caçambeiros e os atropelamentos em Timon

cacamba

O que está acontecendo com os caçambeiros de Timon? Nos últimos meses foram vários os acidentes com estes tipos de veículos na cidade. E pior: Acidentes com vítimas fatais. O último ocorreu na sexta-feira (14) quando um motorista conduzindo esse tipo de veículo atropelou e matou lamentavelmente o jovem Rony, na avenida Luis Firmino de Sousa, próximo ao hospital Alarico Nunes Pacheco. O motorista alega que empreendia velocidade acima do permitido porque levava apressadamente sua filha para o hospital , pois a mesma precisava de socorro médico devido uma convulsão.

Em outro acidente há poucos dias um caçambeiro também atropelou uma pessoa no bairro Pedro Patrício. Após a ocorrência, o motorista teve que fugir do local para não ser linchado pela população.
No dia 9 de setembro último, na mesma avenida ´Luis Firmino de Sousa, uma caçamba atropelou e matou  uma criança de 10 anos que junto com seu pai estava se dirigindo para a escola.

São impressionantes os casos de acidentes envolvendo caçambas. Tudo bem que a falta de sinalização em Timon é um problema visível a todos e precisa de mais investimentos do Departamento Municipal de Trânsito, entretanto, é mais do que urgente que o mesmo órgão atente sua fiscalização contra os motoristas de caçambas, pois cada vez mais esse tipo de veículo vem se envolvem em acidentes na cidade.

No site do eliaslacerda.com chegaram dezenas de denúncias contra a forma que esses motoristas estão conduzindo esses veículos. Nossos leitores cobram fiscalização e dizem que muitos deles dirigem em alta velocidade e boa parte nem carteira de habilitação possuem para conduzir esses automóveis.

Na opinião dos leitores tá faltando fiscalização mais rigorosa contra esses condutores irresponsáveis…

Edivaldo colado em Flávio Dino

edivaldo-holandaA lha rebelde de São Luis é sempre imprevisível quando se trata de eleição para prefeito. Depois do saudoso Jackson Lago, último dos prefeitos a ter uma maior liga com os eleitores ludovicenses, todos os outros encontraram grandes dificuldades para se manter no cargo  na hora da reeleição.
Este ano não está sendo diferente com o bom prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O desconhecido e misterioso deputado estadual Eduardo Braide tem surpreendido e dado um calor naquele gestor .

Com 58% de aprovação do seu governo na capital, o governador Flávio Dino tem sido uma das tábuas de salvação para o grupo do prefeito Edivaldo. Cada vez mais os aliados do governador tem colado a imagem de Flávio a de Holanda Júnior como forma de mostrar que a aliança entre os dois é muito importante administrativamente para São Luis.

O problema é que o governador não tem se envolvido muito no pleito. Embora sua preferência seja por Edivaldo, Eduardo Braide mantém boas relações com o governo estadual. Na Assembleia até faz parte da base do governador e votado os projetos de interesse da administração estadual.

Outro problema para Flávio é o fato de que muitos de seus aliados estão com Eduardo Braide…

Vida vasculhada

eduardo-braideQuer testar sua reputação se candidate a prefeito de uma importante cidade ou a outro governo importante qualquer com chances de ganhar. Quem está passando por esta experiência  é o candidato a prefeito de São Luis com chances de ganhar, deputado estadual Eduardo Braide. Foi só deixar o anonimato da assembleia para concorrer a prefeitura de São Luis que o deputado tem visto alma com o vasculhamento que estão fazendo de sua vida.

Dele já revelaram caso onde foi acusado de racismo, que substituiu seu vice misteriosamente e sem explicação durante a campanha e que o atual vice já foi preso pela polícia militar por ter furado uma barreira policial na capital São Luis.

Eduardo Braide também vem sendo criticado pela sua gestão a frente da Caema, a companhia de águas do Maranhão, quando a dirigiu em 2005, época essa onde houve a maior poluição das praias da capital por falta de intervenção do órgão.

E a eleição só acontecerá no dia 30, até lá tome mais descobertas sobre Braide…

Povoado Campo Grande vai ganhar uma praça

promotor-anA Prefeitura Municipal de Timon, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra) e o Ministério Público, vai realizar uma audiência pública para discutir o projeto de construção de uma praça no Povoado Campo Grande, zona Rural de Timon. A audiência acontece no dia 25 de outubro, às 16h, na Unidade Escolar Antônio Bispo dos Santos.

Há cerca de um ano, uma equipe técnica da Seinfra esteve no povoado Campo Grande, acompanhada do promotor Antônio Borges, com o intuito de avaliar espaços e as necessidades dos moradores para que fosse iniciado o projeto da praça. O objetivo desse espaço público é fomentar as atividades de lazer na comunidade.

A arquiteta da Seinfra, Luciene Cardoso, foi a responsável por elaborar o projeto que será discutido durante a Audiência Pública. “Elaboramos um projeto arquitetônico/ urbanístico que deve utilizar o terreno em frente à escola para a criação de um espaço voltado para a realização de eventos culturais, atividades de lazer e esportivas. Durante a audiência, vamos apresentar o projeto e ouvir da comunidade as suas sugestões para que o novo espaço contemple os anseios dos moradores”.

Em 2013 foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para garantir a construção de uma praça no local, já que a comunidade não dispõe de espaços públicos de lazer.

A briga de Cleiton Noleto e  Roberto Rocha

roberto-rocha1O Secretário Estadual da Infraestrutura do Maranhão, Cleiton Noleto, disse na semana passada o que todos os aliados do governador Flávio Dino pensam do senador Roberto Rocha que foi eleito com o voto dos aliados dinistas e agora dar as costas para os mesmos por interesse em ser governador em 2018.

“Posso dizer – sem medo de errar – que o senhor nos envergonha, pois não assumiu, até agora, a defesa dos mais necessitados”, disse Cleiton Noleto.

Como não tinha como criticar a postura ética do secretário, Rocha recorreu a arrogância e a importância do cargo que ocupa como senador da república. “Se posso tratar com o ventríloquo, não vou perder tempo com o boneco. Procure seu lugar”.

“Vá a região tocantina e visite as lideranças que lhe apoiaram ao Senado. Fale com elas sobre traição”, sugeriu Cleyton Noleto.

“@claytonnoleto65 de lixo vocês entendem muito bem. Quanto a história, vocês ficarão marcados pela traição, perseguição e incompetência”, retrucou Roberto Rocha.

Incompetência administrativa do governo até que se pode discutir aceitando ou discordando de pontos de vista, agora Traição, Roberto? Essa não deu pra entender, afinal até os mais bobos e inocentes analfabetos políticos sabem que o senador foi eleito carregado pelo grupo do governador e seus aliados que lhes deram um dos mais importantes mandatos da república…

Timonense faz Rota do Blues, nos Estados Unidos

Apaixonado por viagens, o empresário timonense Neto Assunção está realizando nesses dias uma de suas mais bonitas viagens: A Rota do Blues, nos Estados Unidos, país onde ele tem casa e mora com a família.

Acompanhado de amigos em motocicletas Harley Davidson, Neto que é leitor habitual do eliaslacerda.com e não perde um notícia da cidade timonense através deste site, contou que esta tem sido uma de suas mais prazerosas viagens. A estrada lendária oferece o melhor da música em cada parada e ao longo de seus quilômetros é possível se deparar com locais de nascimento de artistas americanos, lojas de discos de vinil e até mesmo alguns estúdios de gravação importantes para a história do blues.

Uma das paradas do empresário timonense foi na casa do cantor Elvis Presley. Lá visitou as homenagens que existem ao cantor e posou ao lado objetos pessoais do rockeiro.

“Isso que é turismo de qualidade. Já rodamos  milhares de quilômetros sem que tenhamos visto um buraco sequer. Grupos de viagem como o nosso existem milhares aqui nos Estados Unidos e o que é bacana também é a segurança. Nossa preocupação com ladrões é zero”, contou o empresário ao elialacerda.com no último sábado em uma de suas diversas paradas.

neto-assuncao4

neto-assuncao2

neto-assuncao1

neto-assuncao6

neto-assuncao5

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade