DestaquesPolítica

Informes rápidos do eliaslacerda.com

Voltando para agradecer os votos

felipe-andradeEleito com uma votação expressiva e comparada, inclusive, ao da ex-prefeita Socorro Waquim que lhe superou por menos de 200 votos, o estudante Felipe Andrade iniciou uma missão das mais difíceis. Ele começou o  caminho de volta às casas dos eleitores da campanha agradecendo os votos obtidos na eleição. Mesmo com a disposição que todos seus aliados elogiam, o vereador eleito terá enorme trabalho.

A dificuldade procede porque Felipe Andrade saiu das urnas com nada menos que 2.286   votos e visitar todos esses eleitores é missão praticamente impossível. O mais jovem vereador da Câmara para a próxima legislatura sabe disso, tanto que Felipe tem priorizado visitar os nomes que lhe deu os principais apoios na cidade.

Candidatos que não tiraram sequer um voto

eleicoes2 de outubro se foi  com as eleições, mas o eliaslacerda.com continuará trazendo curiosidades sobre o pleito em Timon. Uma delas que nenhum meio de comunicação mencionou foi o fato de cinco candidatos a vereador não terem tirado sequer um voto.

Os motivos não sabemos, mas no site do Tribunal Superior ainda constam os nomes dos candidatos Dayse Daniele(PT), Hortência (PP), Ana Camila (PSL) ,RPS do Povão (PC do B) e Jeovane do Povo (PP), como os nomes registrados para concorrer, porém não obtiveram nada de votos. Nem sequer o próprio voto.

Saíram zerado da eleição…

Um voto

Nilda Brito, do PP, e Wilma, do PROS saíram do pleito com apenas um voto.

Federal e não estadual

leandro-beloO vereador Leandro Belo (DEM) confirmou ao titular do eliaslacerda.com que pretende mesmo ser candidato a deputado nas próximas eleições de 2018. O insucesso do rapaz que tentou e não conseguiu a reeleição de vereador, não o desanimou para uma nova empreitada.

Só que Leandro contrariou nossa informação da semana passada quando afirmamos neste espaço que ele seria candidato a deputado estadual. Na verdade, a intenção de Leandro é ser candidato a deputado federal.

Ele também negou que recusaria algum cargo na administração do prefeito Luciano Leitoa por conta de sua pré-candidatura ou falta de alguma sintonia com o governo municipal.

Bira do Pindaré se cansou do senador Roberto Rocha e deve deixar o PSB

biraDepois de declarar apoio à reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) deve enfileirar as trincheiras do PDT, após a eleição.

Em entrevista ao programa Ponto e Vírgula, da Rádio Difusora, em São Luis, o parlamentar afirmou que se cansou do senador Roberto Rocha e não ficará no mesmo partido dele.
– Ao lado dele eu não fico, ou ele sai ou eu saio.

Bira fez várias críticas a Roberto, ainda sugeriu que o senador faz negócios apenas visando objetivos individuais e questionou sua participação nas discussões políticas.

– Com esse sujeito eu não fico não constrói politicamente, só faz negócio, a política para ele é negócio.
O deputado estadual confirmou existir articulações para sua filiação ao PDT
(Do blog do Marrapá)

Providências que precisam da Águas de Timon

aguas-de-timon-vazamento

Acima vazamento em pleno centro da cidade, na avenida Getúlio Vargas; Problema persiste há dias sem providências por parte da empresa Águas de Timon.

Podem reclamar de preços altos pelo serviço prestado concessionária Águas de Timon, mas que o abastecimento regular de água da cidade melhorou não há dúvidas. Em anos antes da empresa assumir o sistema tinham bairros que passavam no br-o-bró  até com um mês sem água.
Entretanto, mesmo com esses avanços, a empresa não conseguiu dar resposta a um velho problema: Os vazamentos no sistema dágua em vias públicas da cidade.

Na Vila do BEC um leitor denuncia que na avenida 01, um vazamento perturba há quase dois meses  chamando a atenção de transeuntes.

Pior ainda acontece no coração da cidade, na avenida Getúlio Vargas, a primeira rua calçada da zona urbana. Lá um vazamento da companhia, em frente a uma clínica médica particular insiste em desperdiçar água constantemente sem providências da Águas de Timon.

A empresa precisa ficar mais atenta a essas situações, afinal é incompatível desperdício dágua com as altas temperaturas deste período onde a falta do produto ainda persiste, esporadicamente, em alguns pontos da cidade.

 Pós-eleição sem continuidade

cicero-ferrazAcima veja aspecto de uma das ruas do bairro Cícero Ferraz

Moradores do Cícero Ferraz denunciaram ao eliaslacerda.com que a prefeitura de Timon teria iniciado durante a campanha eleitoral deste ano a recuperação de ruas naquele bairro , mas as obras pararam.

Eles temem que o trabalho tenha sido meramente eleitoreiro e não tenha continuidade.
O eliaslacerda.com está com espaço aberto para o poder público explicar o que aconteceu e se os trabalhos vão continuar ou não…

Orientações e treinamento contra a dengue

upaEm decorrência de algumas chuvas isoladas na região, somada à permanência do clima quente, a Unidade de Pronto Atendimento de Timon – UPA- realizou neste mês de outubro treinamento envolvendo seus colaboradores – Técnicos de Enfermagem -, com a abordagem do tema Assistência de Enfermagem ao Paciente com Dengue.

O treinamento, que contou com a participação de 90% dos colaboradores da UPA, foi ministrado pelas enfermeiras Ana Maria Nascimento Barros e Nayara de Assunção Rodrigues. Na ocasião, houve orientações informativas e demonstrações práticas sobre o teste da prova do laço.

Como procedimento preventivo, a prova do laço deverá ser realizada obrigatoriamente em todos os casos suspeitos de Dengue durante o exame físico. Esse teste é importante para a triagem do paciente suspeito de Dengue, pois é a única manifestação hemorrágica que representa a fragilidade capilar.

Orientações sobre o câncer de mama

upa1
Também neste mês a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) realizou uma ação Educativa para os clientes da recepção, na qual foi dado orientações sobre o Câncer de Mama, esclarecendo, dessa forma, a importância do auto exame das mamas sobre e a importância da mulher se tocar. Também foi dada orientações geográficas no que toca os locais em que se realiza os exames de mamografia durante todo mês de outubro.

A palestra foi ministrada pela Enf. Suellen Adriano Ribeiro. E o principal alerta é pra importância dos exames preventivos. No Brasil, são registrados 50 mil casos novos todos os anos.

Maranhão tem redução na taxa de mortes violentas intencionais

policialO Maranhão é o segundo estado do Nordeste com menor taxa de mortes violentas intencionais (MVI). E isso não é ninguém do governo do estado que tá dizendo. Os dados são do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última sexta-feira (28). De acordo com o relatório, o estado apresenta 33,8 homicídios por 100 mil habitantes e só fica à frente do Piauí na região.

Os números, referentes ao ano de 2015, são baseados em informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do próprio Fórum Brasileiro de Segurança.

No relatório, o Maranhão também figura entre os estados do Grupo 1, com maior qualidade de dados registrados. Os estados do Grupo 2 apresentaram menor qualidade de informações, e os do Grupo 3, trouxeram dados cuja qualidade não pode ser atestada.

A alta confiabilidade dos dados do Maranhão, apontada pelo relatório, deve-se também ao fato do estado ter incluído no levantamento do ano passado os dados de 80 cidades que não eram computadas até 2014.

Investimentos em segurança

Desde 2015, o governo estadual tem investido em segurança pública para buscar a diminuição dos índices de homicídio, sobretudo na Região Metropolitana de São Luís, que despontou como uma das mais perigosas capitais brasileiras no Mapa da Violência referente ao ano de 2014.

Mediante a instituição do Pacto Pela Paz, um conjunto de ações na área de segurança que envolvem aquisição de equipamentos, investimentos em tecnologia, contratação de policiais e estreitamento das relações com a comunidade, houve redução em 20% do número de homicídios no primeiro semestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2014.

O fortalecimento da segurança também implicou em maior resolutividade das investigações de homicídio, com aumento de 300% da média de casos elucidados em até três dias. A variação corresponde a uma comparação dos sete primeiros meses de 2016 com o mesmo período de 2014.

anuncio-geraldin

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade