Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Informes rápidos do eliaslacerda.com

Luciano Leitoa terá que demitir

criseNão tem saída: O prefeito de Timon Luciano Leitoa terá mesmo que empregar o velho recurso que não lhe permite outra saída: O da demissão de servidores.

De acordo com fontes do eliaslacerda.com ligadas ao governo, a administração municipal está mergulhada em um déficit financeiro que não restará outra opção que não o remédio amargo da demissão.

Em breve traremos outras informações mais detalhadas deste problema enfrentado pelo prefeito reeleito de Timon.

 

Secretaria pede prestação de contas de entidade do Timon Junino

A Secretaria Estadual da Cultura e Turismo do Maranhão enviou ofício ao Instituto Vida e Ação para que o mesmo preste contas dos recursos empregados no Timon Junino deste ano. O evento foi realizado com dinheiro do governo do estado fruto de uma emenda do deputado estadual Alexandre Almeida.

De acordo com o pedido da secretaria , o prazo para a apresentação da prestação de contas encerrou-se no dia 19 de agosto.

 

A pedra no sapato de Alexandre

denilson-carvalhoAssim como o prefeito Luciano Leitoa tem opositores ferrenhos e atentos fiscalizadores de seu governo, o deputado  Alexandre Almeida também tem os seus. A mais nova pedra no sapato do deputado atende pelo nome de Denilson Carvalho. Funcionário público da prefeitura de Timon, foi este quem provocou o pedido da Secretaria de Cultura do Maranhão para que o Instituto Vida e Ação, que tem seus diretores com laços de amizade com o deputado, apresente a prestação de contas do Timon Junino 2016.

Denilson Carvalho também movimenta uma ação na justiça para que o deputado apresente a prestação de contas de sua verba indenizatória que recebe na assembleia. Como a presidência da assembleia se negou a entregar, o rapaz comunicou ao ao Tribunal de Justiça que já determinou ao presidente Humberto Coutinho que atenda ao funcionário público sob pena de pagar mil reais de multa por dia.

Aguardemos o desenrolar dessa história…

 

Laços rompidos

lourival-e-dolival(acima Lourival Júnior, de óculos escuros, ao lado prefeito Luciano Leitoa e Dolival Andrade nos tempos que se entendiam melhor)

Não chamem para um mesmo jantar o ex-secretário de Infraestrutura de Timon, Dolival Andrade e o atual secretário da pasta, engenheiro Lourival Júnior. Os tempos de boas relações que mantinham na secretaria enquanto Dolival estava no cargo foram para o belelel…

Em breve mais informações sobre este caso aqui no eliaslacerda.com

 

Cadeia mais próxima dos gestores e ex-gestores

justicaTodo político de carreira que começa por baixo sonha em um dia ser prefeito de sua cidade. Mas o futuro não parece ser bom para a maioria destes ex-gestores, pois boa parte acaba por ter enormes problemas ao deixar o cargo ou até mesmo quando ainda estão no exercício do mandato. Ações de improbidade administrativa, processos de denúncias variadas, estes são algumas das situações que os prefeitos acabam enfrentando.

E agora para piorar as coisas para os ex-gestores e gestores municipais, o Supremo Tribunal Federal bateu o martelo na semana passada determinando que réus condenados pelos Tribunais de Justiça dos Estados poderão ser presos. Ou seja, o ex-gestor, gestor ou qualquer outro condenado em julgamento pelos TJs não poderão recorrer a instâncias superiores e aguardar em liberdade o julgamento.

Com raríssimas exceções em que pode haver recursos que os mantenham em liberdade, na maioria dos casos agora o réu vai mesmo pra cadeia.

É mais um complicador na vida tão fiscalizada do gestor público…

 

Armazém Paraíba e Supermercado Mateus beneficiados

joao-claudino-fernandesNão foi só o grupo do empresário Ilson Mateus, dos supermercados São Mateus, que se beneficiou em milhões de reais com o esquema orquestrado na Secretaria de Fazenda do Maranhão na gestão da ex-governadora Roseana Sarney com isenções fiscais. Ilson Mateus, que de acordo com a denúncia do ministério público teria se beneficiado em mais de 150 milhões de reais, estava na companhia de mais 190 empresas que obtiveram vantagens no esquemão.

Outro empresário de PIB respeitável foi João Claudino Fernandes, do Armazém Paraíba. De acordo com o ministério público, o octogenário bilionário teria recebido regime especial tributário que isentou suas empresas em milhões de reais em descontos em contribuição.

 

O caso Lunus

Aliás, quase todos os grandes empresário que ingressaram no mercado comercial maranhense na era Sarney tinham que manter estreitas ligações com o grupo político dominante no estado e obedecer suas regras.

Outro momento em que o empresário João Claudino apareceu com ligações com o grupo Sarney foi em na operação da Polícia Federal em 2002,  caso  deflagrado em março de 2002, que resultou na apreensão de 1,3 milhão de reais na sede da construtora Lunus, em São Luís. A empresa, de propriedade da então governadora Roseana Sarney (PMDB) e do marido dela, Jorge Murad, tornou-se o epicentro de uma crise política que modificou os rumos da campanha eleitoral de 2002. Roseana liderava as pesquisas para presidenta. Mas o dinheiro achado pela PF na construtora Lunus e o escândalo eclodido derrubou o sonho do Grupo Sarney.

Para que o dinheiro não ficasse sem origem, a imprensa nacional conta que João Claudino foi um dos que declarou em favor da família Sarney na polícia federal ser de sua propriedade parte do dinheiro encontrado na construtora.

 

Títulos de Cidadão Timonense a dois secretários

marcio-sa-1Dois dos mais importantes secretários da administração do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, foram agraciados com títulos de Cidadão Timonense a ser dado pela Câmara Municipal. Projeto do vereador Kenedy Gedeon aprovado na semana passada concedeu por unanimidade dos vereadores presentes (inclusive por membros da oposição como Marco Lago e Francisco Torres), título de Cidadão aos secretários de saúde, Márcio Sá, e da educação, Dinair Veloso.

O secretário tem origem brasiliense e Dinair Veloso é originária de Matões.

O vereador kenedy Gedeon considera que os serviços prestados a cidade pelos dois secretários foram fatores importantes e decisivos para que ambos mereçam o título do legislativo municipal.

 

Concorrendo a prêmio no Conselho de Economia

sebastiao-carlos-1O Secretário Municipal de Planejamento de Timon, Sebastião Carlos, concorre no concurso “Personalidade Econômica do Ano”, numa enquete promovida pelo Conselho Regional de Economia do Piauí.

A votação está sendo feita no próprio site do conselho, no www.coreconpi.org.br

Os interessados (qualquer pessoa pode votar ) podem votar até o dia 1º de dezembro próximo.

 

Professor quer disputar sindicato de servidores da prefeitura de Teresina

diogenes-professorLeitor diário do eliaslacerda.com, o professor de história Diógenes Meireles pretende disputar a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina. Com estreitas ligações com Timon onde já trabalhou com o ex-secretário de Meio Ambiente, Irmão William, ele está disposto a enfrentar o desafio.

“Sou professor há 9 anos e decidi me colocar à disposição por perceber a necessidade de uma representatividade maior junto aos nossos governantes, pois hoje os servidores do município estão abandonados pelo atual sindicato. Contamos com um grupo motivado para buscarmos as mudanças e alcançarmos a vitória em prol do sindicato. O nosso grupo “Renovar é Preciso” está distribuído em quase todas as secretarias de Teresina e possui uma articulação forte”, disse o professor.

Diógenes ressaltou as bandeiras que pretende defender se for eleito. “Vamos colocar um sindicato atuante para o servidor, trazendo benefícios e ganhos reais como, por exemplo, com uma assessoria jurídica de qualidade, discutir planos de cargos, carreiras e salários de algumas categorias.  Nessa situação posso citar os agentes comunitários de saúde, os pedagogos, os agentes de trânsito, os técnicos administrativos. Precisamos de um movimento sindical forte para darmos dignidade aos servidores”, ressaltou Diógenes.

(Com foto e informações parciais do GP1)

 

Copa Focus e Carlos Fernandes Imóveis de Futebol

Começou sábado último (12) a Copa de Futebol Focus Veículos e Carlos Fernandes Imóveis de Futebol. O evento que tem como palco o campo do Zé Dedé, iniciou com duas partidas.

As duas equipes patrocinadoras do evento se deram bem na estreia. Carlos Fernandes Imóveis e Focus Veículos ganharam com folga de seus adversários.

Mesmo ainda distante da reta final do torneio, no próximo sábado, dia 19,  as duas equipes vitoriosas já se enfrentarão na rodada.

Com premiação de 4 mil reais, a Copa Focus Veículos e Carlos Fernandes Imóveis é direcionada a atletas com mais de 44 anos de idade.

Veja abaixo algumas fotos dos jogos de sábado último:

futebol

futebol1

futebol2

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael