DestaquesPolíticaSaúde

Informes rápidos do eliaslacerda.com

O discurso de ensinamento que ficou

Acima Luciano Leitoa na solenidade de diplomação ao lado da esposa, filhos, pais , irmão e cunhada

Ficou na cabeça de muitos que assistiram a solenidade de diplomação dos eleitos de Timon a mensagem proferida no discurso do prefeito Luciano Leitoa. Nesta ele colocou para que governistas e opositores não façam da atividade política um meio para a propagação do ódio e intrigas.

No discurso, Luciano Leitoa lembrou que seu filho, Pedro Estevão, garotinho de dez anos, lhe perguntou durante a campanha se eles precisariam mudar de Timon caso ele perdesse a eleição. Na resposta, o prefeito deu uma aula ao filho e que serve também  para muitos marmanjos.

Disseo que o deputado Alexandre Almeida era seu amigo e, portanto, permaneceria morando em Timon em qualquer dos resultados, pois a eleição era como uma gincana na escola: Tinham as competições e disputas, mas todos eram amigos e colegas.

É assim que tem que ser, mesmo que alguns tentem propagar o ódio na disputa política…

 

Secretariado e composição do governo só em janeiro

Não adianta tentar. Mesmo o mais próximo amigo do prefeito Luciano Leitoa  não vai conseguir. O chefe do executivo, pelo menos até o momento, tem escondido o jogo e relatado aos mais curiosos que só vai falar de composição do seu segundo mandato a partir janeiro.

 

Um dos dois

Os mais próximos da família Waquim garantem: A ex-prefeita Socorro e seu marido, o ex-deputado federal Sétimo Waquim, estão decididos a lançar uma candidatura de deputado estadual em 2018.

Os nomes já tem: O da própria esposa, Socorro Waquim ou o do filho, Ulisses Waquim. Resta só saber qual deles será o escolhido.

Edilázio Júnior na espera

Projetando ser candidato a deputado federal nas eleições de 2018, o atual deputado estadual Edilázio Júnior aguarda apenas uma decisão dos Waquim para entrar em conversação com o grupo político da ex-prefeita.

Edilázio tem interesse em fazer dobradinha com um estadual da família Waquim em Timon.

 

Desgastes e recompensa ?

Acima à esquerda Marcos Moura, do PT do B , e à direita Falcão, do PT.

No meio da oposição o que não faltam são curiosos em saber se o estudante de direito Marcos Moura , presidente do PT do B, e Francisco Falcão, presidente do PT serão recompensados pelo luta que travaram para colocar as siglas que dirigem na base do prefeito Luciano Leitoa nas eleições deste ano.

Falcão do PT, aliado a outros companheiros,  travou uma guerra nos intestinos do PT com vista a manter o partido na coligação leitoista. Guerra até com derrotas, mas que no final triunfou em vitória definitiva para ficar na base do prefeito.

Missão pior mesmo ficou o estudante Marcos Moura. Tendo em seu partido figuras de proa afinadas com a oposição ligadas a ex-prefeita Socorro Waquim, como o ex-secretário de Finanças Carlão e até um vereador de mandato como foi o caso de Itamar Barbosa, Marcos Moura foi duro e não cedeu um milímetro no seu desejo de deixar o PT do B com Luciano Leitoa.

O pulso firme do estudante de direito garantiu a sigla na aliança leitoista,  mas lhe trouxe muito desgastes. Tanto que até hoje o ex-deputado federal Sétimo Waquim, que condenou a atitude de Marcos Moura, dobra esquina para não se encontrar com ele.

 

Trabalho para oportunizar moradores de rua

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), através do Centro Pop, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico (SEMDEST), estão formando uma cooperativa que deverá empregar as pessoas em situação de rua que vivem em Timon. Na última terça-feira (20/12) as duas secretarias se reuniram para analisar o projeto, que deverá ser implantado em janeiro próximo.

O projeto, que tem a secretária de assistência social Rosário Leal e o advogado Maurício Alves, coordenador do Centro POP, como articuladores,  pretende abranger também pessoas em situação de extrema pobreza.

 

Sem apoio dos senadores maranhenses

O ex-ministro Gastão Vieira na semana passada saiu reclamando da falta de apoio de senadores, como Roberto Rocha, do PSB, que não moveram uma palha sequer para tentar mantê-lo na  presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Roberto Rocha, segundo consta na imprensa da capital maranhense, tentou desapeá-lo da presidência para indicar um aliado, mas ao final, já fragilizado politicamente pela falta de apoio, Gastão perdeu a direção do órgão para o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto, que se aproveitou da falta de unidade dos políticos maranhenses com influência no governo Temer. Roberto Rocha, Lobão e João Alberto, claro, podem ser considerados os contribuintes para a queda de Gastão que é um prejuízo para o Maranhão.

Sobre a situação, Gastão disse:

“Enfrentei muitas guerras à frente desta autarquia e, infelizmente, alguns daqueles que deveriam apoiar minha permanência por aqui, para que nosso estado do Maranhão tivesse maior representatividade em Brasília, foram os primeiros a tentar me apear do cargo. Contra esses, resisti. A duras penas resisti e sobrevivi os últimos meses. Infelizmente, mais uma vez, os interesses republicanos da educação brasileira não prevaleceram“.

 

O campeão de mandatos de prefeito

Vem da pequena e simpática Tuntun, o homem que detém atualmente, no exercício do cargo, o maior número de mandatos de prefeito no Maranhão. Dr. Tema reeleito neste ano para mais um à frente da administração do município vai para o seu quinto mandato de prefeito da cidade.

A solenidade de diplomação dele aconteceu no último dia 19, uma situação que virou rotina na vida do político nos últimos 24 anos, afinal Dr. Tema foi diplomado também em 1992, 2000, 2004 e 2012. São três décadas de protagonismo político no município.

O excesso de mandato não parece tirar o ânimo dele. Na diplomação disse:  “ Meu governo será inovador, e estarei como sempre ao lado do povo tuntuense”.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade