DestaquesPolíticaSaúde

Leitor flagra capivaras em risco de serem atropeladas em Timon

Um leitor do eliaslacerda.com flagrou ontem à noite pelo menos 12 capivaras em Timon correndo risco de atropelamento na avenida Piauí, no centro da cidade.Elas estavam cruzando a pista no sentido rio Parnaíba para a Lagoa do Sambico.

Há anos esses animais trafegam perigosamente a pista em Timon, fato que ocorre normalmente durante a noite.

A construtora do shopping Cocais se comprometeu com o ministério público a ter um cuidado especial com esses animais. Construção de um Parque Ambiental onde é a lagoa e até mesmo o serviço de captura desses animais para que fossem levados para outros lugares seguros foi prometido, entretanto não se tem notícia que tenham cumprido nenhum desses acordos.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também é inoperante no problema. Até agora nem sequer nas margens da avenida foram colocadas placas de sinalização sobre os cuidados que o motorista deve ter ao transitar pela pista para evitar que esses e outros animais silvestres, muito frequentes transitando entre o rio e a lago, possam ser atropelados.

 

Vereador do PDT cobrou providências

Na sessão desta segunda-feira (10) o vereador do PDT Felipe Andrade usou a tribuna para cobrar alguma atitude por parte do poder público e dos responsáveis pela construção do Shopping Cocais no que se refere a situação sofrível por que passa a lagoa do Sambico.

Ele lembrou que essas imagens de capivaras atravessando a avenida Piauí circularam nas redes sociais onde muita gente manifestou preocupação com a situação.

O vereador contou que o flagrante como o da foto acima tem se tornado frequente devido à construção do shopping ter acontecido numa área que antes era parte da lagoa.
“É fundamental que as autoridades do nosso município tomem alguma atitude, em defesa do bem humano e do meio ambiente. Precisa que essas capivaras sejam removidas para uma área apropriada e que possa abrigá-las com segurança”, disse.

4 Comentários

  1. basta ver que a lagoa está abondonada,cheio de lixo,falta mais pressão do poder público pra cima do dono desse shopping,é uma vergonha ver a rua do fio alagada daquele jeito e nada ser feito;quem se importa com lagoa,mata,capivaras,o negócio é gerar mais lucros!como já se diz:no dia em todos os rios secarem,todos as matas se acabarem ai sim vamos entender que dinheiro não se come!

  2. O correto seria telar em volta de toda lagoa,assim capivaras ficavam confinadas no local seguro.Sou contra tirar do seu hábitat natural.

    1. Assim vamos ter as capivaras em seu local nativo.Concordo com você..temos que cobrar dos órgãos responsáveis..

  3. Acho o que deve fazer logo é limpar essa lagoa e fazer um parque e dar outra visão na cidade.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade