DestaquesPolíticaSaúde

Sonho de asfaltamento da BR 226 volta a ficar distante

br-226-timon

Que azar ! Depois de longos 40 anos e pela primeira vez com seu Projeto Executivo feito e apenas dependendo do desenrolar de sua licitação junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a tão sonhada obra de asfaltamento da BR 226 entre Timon e Presidente Dutra volta a ter entraves contra sua realização. Depois dos longos anos de indiferença dos mais importantes membros da classe política do estado, agora são as mudanças na economia implantadas pela gestão do presidente Michel Temer que podem deixar no esquecimento esta importante obra.

Pesa contra o asfaltamento da BR 226 a PEC 241, enviada pelo governo federal e aprovada em primeira votação na Câmara. Com o objetivo de congelar gastos públicos e contornar a crise econômica, a proposta divide especialistas sobre sua eficácia, mas os une num aspecto: Os investimentos em infraestrutura do país serão os mais afetados com a medida.

Assim sendo, é pouco provável que o governo federal disponibilize recursos para investimentos na pavimentação de estradas, como é o caso da BR 226.

Na semana passada a bancada de deputados federais do Maranhão se reuniu e definiu as emendas de bancada para o Orçamento da União de 2017. O maior recurso foi para a principal e única via por terra a São Luis, que foi para a  duplicação do segunda parte da BR-135,  de Bacabeira a Miranda (trechos 2 e 3). Para a obra foram destinados R$ 164 milhões. Esta emenda está inserida nas emendas impositivas.

Para a BR 226 nada. Nesta hora percebe-se que está faltando alguns deputados que vistam a camisa desta causa e lutem pela estrada, assim como fizeram os ex-deputado Sétimo Waquim (atualmente aposentado) e Carlos Brandão, este último, atualmente exercendo o mandato de vice-governador do Maranhão.

O fato é que se não houver nenhuma novidade sobre esta obra de asfaltamento da BR 226 que nos leve a ter esperanças, a realidade atual continuará nos impondo perspectivas nada boas e o sonho de ver esta BR finalmente asfaltada cada vez mais distante. Torcemos para que fatos novos e o otimismo possa nos acudir…

1 Comentário

  1. Azar? Não. Os recursos destinados ao asfaltamento da BR 226, no trecho do Km 0 ao Km 100, foram desviados.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade