DestaquesPolítica

Timon ganha posto avançado de registro civil de nascimento

posto

posto1

posto4posto2posto3

 

posto5

Agora as crianças nascidas no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco vão ter acesso na própria unidade a Certidão de Nascimento

A população de Timon recebeu nesta segunda-feira, 24/10, o primeiro posto avançado de registro civil de nascimento. Crianças nascidas na maternidade do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, após a alta hospitalar, já podem ir para casa devidamente registradas, portando sua certidão de nascimento, sem a necessidade de deslocamento a um cartório. O documento garante o exercício da cidadania, ao dar acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.

O projeto registrar do governo federal chega à população timonense através da parceria do governo do estado e Prefeitura de Timon, que através das secretarias estadual e municipal de Direitos Humanos, faz valer o direito garantido por lei. Na maternidade, de acordo com o diretor do Hospital Alarico Pacheco, Danísio Marabuco, cerca de 2.964 crianças nascem por ano, e todas têm acesso ao pré-natal na unidade.

Para o secretário de Direitos Humanos de Timon, Carlos André, o direito a certidão é fundamental para o indivíduo. “Esse momento em que é inaugurado o posto é de muita relevância para nossa comunidade, pois ao ter garantido o direito ao registro civil, o cidadão passa a ter acesso a outros direitos”.

O promotor de justiça Antônio Borges enfatizou a importância do posto e disse que atitudes como essa só ajudam a população, pois uma cidade do porte de Timon merece as devidas atenções do poder público. O secretário de Governo João Batista, que representou o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, na solenidade de inauguração, também destacou a importância do posto avançado e adiantou que, em breve, a população terá acesso a emissão de identidades em Timon sem ter que esperar a expedição por São Luís. A nova sede do Núcleo de Identificação será futuramente localizada no Instituto de Criminalística e Medicina Legal – ICRIM de Timon, que fica ao lado do Hospital Alarico Pacheco.

O secretário de Direitos Humanos do Maranhão, Francisco Gonçalves, disse que o projeto registrar traz dignidade à Pessoa: “É através da certidão que a criança tem acesso a matricula na escola, a benefícios como bolsa família, a saúde, a aposentadoria e todos tem esse direito, isso é democracia.” Ao final, houve descerramento da placa inaugural do posto, que vai funcionar em parceria com o cartório de 2° oficio de Timon. Os primeiros recém-nascidos já tiveram a oportunidade de sair com seu registro de nascimento.

(Da assessoria)

anuncio-focus

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade