Política

Timon receberá “Dia D” de Prevenção ao Glaucoma

a glaucomaSerá realizado em Timon amanhã, 26, o Dia D da Campanha de Prevenção ao Glaucoma, promovido através da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Timon. Coordenada pela Regional de Saúde de Timon, a ação acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 17h na UBS do Parque Piauí I, na Rua Joaquim Pedreira, antiga Rua 5, e contará com aferição de pressão do olho, fundoscopia e entrega de colírio grátis.

Estarão presentes um médico e três técnicos, realizando os procedimentos e orientando os moradores que visitarem o local. Quem apresentar sintomas da doença vai receber gratuitamente o colírio para o tratamento, que tem duração de três meses. Após esse período, a equipe retornará à cidade para ver como está o paciente.

A doença

O glaucoma é resultado do aumento da pressão do líquido que preenche o olho, conhecida como “pressão intraocular”. A pressão elevada tende a destruir gradativamente as células do nervo óptico, comprometendo a visão. É uma doença ocular séria e progressiva que, se não for tratada, pode causar cegueira. Segundo os especialistas, representa um dos problemas mais significativos da saúde pública e afeta com maior frequência pessoas acima de 40 anos, sendo mais comum nas mulheres.

O glaucoma raramente apresenta sintomas. Na maioria dos casos, desenvolve-se lentamente, sem que a pessoa perceba. Nos casos mais graves, a pessoa perde a visão periférica e tem a impressão de olhar o mudo através de um cilindro. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a cegueira é só é feito através do exame oftalmológico.

anuncio geraldin

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade