DestaquesSaúde

Bairro Cidade Nova III ganha uma Unidade Básica de Saúde

Ocorreu no bairro Cidade Nova III, na manhã desta quinta-feira (28), a entrega de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de R$ 722.141,41 (setecentos e vinte e dois mil, cento e quarenta e um reais e quarenta e um centavos), com contrapartida do município de R$ 210. 141,41 (duzentos e dez mil, cento e quarenta e um reais e quarenta e um centavos).

Esta unidade irá beneficiar 860 famílias, resultando no atendimento de 3.806 pessoas que receberão serviços que englobam a atenção integral à saúde da criança, do adulto e da mulher. Durante discurso, o prefeito Luciano Leitoa ressaltou o compromisso da gestão em entregar para a população benefícios como este.

 

“A saúde no Brasil, num quadro geral, não é fácil, não é simples. E aqui no município, as pessoas por muitas vezes não entendem bem o fluxo das coisas e acabam buscando atendimento em outros lugares, o que causam dentro da administração pública um grande tumulto, já que não houve o filtro por meio da Atenção Básica e para isso, requer profissionais que estejam sempre disponíveis, prontos e preparados para emitir um bom atendimento”, falou o gestor.

 

Ainda durante sua fala, o administrador municipal falou sobre as dificuldades de se entregar um equipamento como a unidade de saúde. “Muito mais do que a obra, no valor de mais de 720 mil, temos o custeio da obra, a manutenção com energia, medicamentos, insumos, tudo isso geram gastos que não são tão baratos.  As pessoas que não compreendem, falam que a prefeitura recebe milhões de reais, mas não sabe como é feito para dar conta dos gastos gerados na administração, como o da folha de pessoal que são de 20 milhões por mês.  Você imagina um custo desse no meio de uma crise que vivenciamos e mesmo assim ainda conseguir inaugurar uma UBS como esta que não é tão simples. Então, tem muita coisa por fazer ainda em Timon, mas sabemos que força de vontade e compromisso de todos da gestão, conseguiremos fazer mais investimentos”, pontuou o prefeito.

O secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá, agradeceu ao deputado Rafael Leitoa e falou sobre o sucesso da gestão municipal na área de saúde, mesmo diante da crise nacional. “Mesmo com toda a crise, nossa rede municipal funciona plenamente. Essas obras, parte delas são financiadas pelo Governo Federal, mas precisa da contrapartida do município, um aditivo para melhoramento, como também para compra dos equipamentos e o deputado Rafael foi um grande colaborador nesse caso. Sabemos que não é fácil, mas o prefeito tem dado o seu melhor para trazer para a nossa cidade grandes obras como esta. São 18 UBS novas. Essa é a 14°, nos próximos 60 dias estaremos entregando as outras que faltam”, informou o titular da SEMS.

A UBS disponibiliza consultas médicas, ações de Educação em Saúde, atendimento odontológico, controle de tuberculose e hanseníase, vacinas, medicamentos de Atenção Básica (fornecidos para tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, contraceptivos, além de antiinflamatórios, antitérmicos, antibióticos, entre outros).

(Da assessoria)

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade