Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Águas de Timon investe na modernização do sistema de abastecimento de água

A Águas de Timon realiza ações periódicas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados na zona urbana do município, onde universalizou o acesso à água potável aos imóveis regulares. A empresa ampliou a produção de água em 30%, promove limpeza regular da rede de abastecimento, aumentou de 16 para 56 o número de descargas e implantou 46 mil metros de novas redes.

A concessionária contratou consultores para avaliar a situação da rede de distribuição e conta com laboratório próprio de controle de qualidade, onde realiza cerca de 4.000 análises da água tratada que fornece. Os dados consolidados estão disponíveis no Relatório Anual de Qualidade, que pode ser consultado no site www.aguasdetimon.com.br. Foram analisados, conforme determina a legislação, cor, ph, cloro residual livre (CRL), turbidez, coliformes totais (CT) e escherichia coli (e.coli).

A Águas de Timon tem trabalhado continuamente para garantir a qualidade da água fornecida à população timonense. A concessionária implantou sistemas de tratamento e construiu a Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba. Foram implantadas descargas em 56 pontos estratégicos do município – técnica prevista pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 12218.

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, atestou a qualidade da água distribuída na zona urbana de Timon, onde a concessionária atua desde abril de 2015. A avaliação positiva ocorreu após a Águas de Timon assumir o sistema de fornecimento de água tratada. Segundo o relatório nº 11/2016, a água atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

Foram avaliadas as condições técnicas, operacionais e comerciais do sistema de abastecimento, bem como a situação quanto à captação, adução, tratamento e distribuição; considerando a adequação da oferta à demanda; qualidade da água; atividades técnicas operacionais; estado de conservação de instalações e equipamentos e ainda a verificação dos serviços prestados de tratamento da água de consumo humano.

Investimentos – Por meio do programa Timon Saneada 1, a Águas de Timon inaugurou a Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba, com capacidade de tratar 180 mil litros de água por hora; reformou e modernizou 41 sistemas de tratamento; substituiu 40 bombas; automatizou 40 painéis elétricos e implantou 46 mil metros de novas redes de água. A empresa conta com sede administrativa e loja de atendimento ao público. Os sistemas de abastecimento são monitorados à distância, 24h por dia, através do Centro de Controle Operacional – CCO.

Ao longo de 30 anos de concessão, a Águas de Timon vai investir R$ 180 milhões em obras e serviços de abastecimento de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto. A meta é universalizar o esgotamento sanitário na cidade em 11 anos.

 


Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 64

Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 69

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael