Folguedos de Timon
Geral

Alunos da rede municipal vivenciam experiência com Robótica Educacional



Joedson Nunes - Arquiterura

sem título-44

“Seria um sonho a disciplina de Robótica na nossa escola”, disse animada a aluna Isabela Joelina, do 6º ano do Colégio Militar 2 de Julho (EMEF Regino Costa Noleto). A aluna, juntamente com sua turma, participou de uma demonstração de uma prática de Robótica na escola nesta quinta-feira (11.04).

sem título-9

sem título-2

O Projeto de implantação da disciplina de Robótica Escolar foi apresentado pela empresa Astral Científica ao prefeito de Timon, Luciano Leitoa, à secretária de educação, Dinair Veloso, bem como à equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Agora, será demonstrado como um projeto piloto em quatro escolas municipais: Colégio 2 de Julho, EMEF Nazaré Rodrigues, EMEF Lizete Farias e EMEF Enoque Moura.

sem título-22

sem título-47
Segundo o instrutor, Jocelínio Xavier, a robótica educacional procura fazer uma interação entre o currículo escolar regular e os aprendizados adquiridos. “A robótica auxilia o aprendizado das outras disciplinas, porque os alunos aprendem inclusão, organização, planejamento, trabalhar em equipe, gerenciar tarefas”.

sem título-5

sem título-40

A aluna Maria Luísa contou que a atividade prática proporciona experiências únicas. “Gostei muito, porque esse método faz com que a gente entenda mais fácil, já que estamos fazendo na prática. Queria muito a disciplina na escola, pois ajudaria a gente com a lógica e o raciocínio”.

sem título-42

Além dos alunos, o projeto também será apresentado aos professores. Se for aprovado, eles serão capacitados pela empresa para que insiram a robótica na metodologia de ensino. “Esse projeto já é executado em algumas cidades do Brasil; foi apresentado ao município e estamos em processo de implementação com os alunos e professores para planejarmos a implantação em uma escola piloto. Essa é uma tendência no ensino e os alunos de Timon também poderão ter a oportunidade de vivenciar essa experiência”, ressaltou a coordenadora do Ensino Fundamental, Alda Raquel.

Da assessoria

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte