Ele afirmou que foi confundido com um motociclista que estava sendo procurado
O comerciante estava na calçada de sua casa, próximo a sua moto, quando foi abordado pelos agentes, que o deram voz de prisão e ordenaram que deitasse no chão. “Ele, sem entender nada, disse que não ia deitar porque tava trabalhando e que não era ele que tava dirigindo a moto [procurada]”, conta o irmão da vítima, Alez Cunha.
A Polícia Rodoviária Federal afirmou que tomou conhecimento da abordagem e está apurando o caso.
Segundo a Polícia Civil do Estado do Ceará, um Boletim de Ocorrência sobre a agressão foi registrado e o caso encaminhado para a corregedoria da Polícia Rodoviária Federal do Ceará, responsável pela apuração.
Alex conta que os policiais chamaram reforços do RAIO para prender seu irmão, mas não havia mandados para entrar na residência. Ele foi a delegacia espontaneamente, na companhia da advogada, prestou Boletim de Ocorrência e fez exame de corpo de delito. A moto do vendedor foi apreendida pelos agentes.
De acordo com o vídeo da ação, gravado por uma amiga de Francisco, os policiais tentam algemá-lo, conduzí-lo a delegacia e em alguns momentos o agride. O comerciante tenta se esquivar e é protegido pela esposa e pelo irmão. Durante a ação, as pessoas próximas tentam convencer aos agentes da confusão. “Ele é trabalhador. Faça isso não”, gritam alguns amigos do vendedor.