Campanha do Outubro Rosa chega aos mais diferentes pontos de Timon
A mobilização Outubro Rosa segue percorrendo toda a cidade de Timon. Zona Urbana e Rural são contempladas com ações que compartilham informações sobre o câncer de mama e, também, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico, além de contribuir para a redução da mortalidade.
ZONA URBANA
Na zona urbana, várias equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão promovendo atividades, seja em suas unidades – nos bairros, ou em locais onde possam reunir a população, como a Praça São José. Muitas dessas ações contam com parcerias de profissionais do NASF, Centro de Convivência de Idosos Júlio Almeida.
O CAPS Adulto também levou uma palestra aos usuários daquele Centro. A atividade contou com testemunhos pessoais de superação e luta.
As funcionárias da fábrica Justa Fama e Nova Atitude também foram agraciadas com a mobilização. O CAISM levou uma palestra de sensibilização às mulheres. Na oportunidade, foi realizado agendamentos de citologias.
A Fundação Cidadania também reuniu mulheres para aula de Zumba e uma palestra sobre o tema da campanha.
ZONA RURAL
Na zona rural, os povoados Alto São Benedito, Pinto e Buriti Cortado também desenvolveram a programação para as mulheres das comunidades e região, com o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero e desmistificar conceitos em relação à doença. Na oportunidade, foram agendados exames de mamografia e coletas de citologias.
Todas as ações desenvolvidas procuram apresentar a importância do diagnóstico precoce e enfatizam a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, bem como o acompanhamento psicológico no processo saúde/doença.