Saúde

Escola Superior da Magistratura do Ma promove curso de Justiça Restaurativa em parceria com TJMG

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está com inscrições abertas para o curso autoinstrucional de Noções Introdutórias sobre Justiça Restaurativa. Em uma parceria entre o Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR-TJMA) e a Escola Judicial Des. Edésio Fernandes (TJMG), a capacitação ocorrerá na plataforma EAD ESMAM. O curso visa capacitar integrantes do quadro de pessoal do Judiciário maranhense e também estará aberto ao público externo.

Com foco em disseminar o conhecimento sobre técnicas de Justiça Restaurativa, o objetivo é habilitar os participantes para o uso de métodos e a aplicação de conceitos em situações de conflitos envolvendo jovens e adolescentes.

Com inscrições abertas até o dia 28/7, profissionais do TJMA podem se inscrever no Sistema Tutor. Além disso, servidores públicos, professores, acadêmicos, estagiários e outros profissionais que atuam nas áreas afins também poderão se inscrever por meio de um formulário eletrônico disponibilizado.

Na modalidade autoinstrucional, os estudantes terão acesso ao ambiente virtual do curso pela internet e realizarão seu próprio percurso de aprendizagem, sem a orientação de tutores. O processo pedagógico combina procedimentos didáticos e recursos técnicos próprios da Educação a Distância (EAD). Participantes têm o período de 1 a 31 de agosto para realizar leituras e concluir as atividades propostas. A capacitação assegura certificação de 34 horas-aula emitida pela ESMAM, desde que todas as etapas sejam concluídas com êxito.

Os conteúdos serão disponibilizados progressivamente aos participantes, permitindo que cada aluno estude de acordo com o seu ritmo e disponibilidade de tempo. As unidades serão liberadas após a conclusão das atividades avaliativas da unidade anterior. O curso utilizará videoaulas, com blocos de vídeos curtos de até 10 minutos, além de conteúdos escritos em formato PDF.

Para o público interno, são oferecidas 300 vagas para servidoras e servidores e outras 100 para juíza e juízes, enquanto para o público externo não há limite de vagas. Ao longo do curso, participantes terão suporte de profissionais do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa do TJMA, que estarão disponíveis para esclarecer eventuais dúvidas e acompanhar o progresso dos cursistas.

Inscrições para o público externo AQUI

Inscrições para profissionais do TJMA  AQUI

 

Da assessoria do TJ Ma

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade