DestaquesSaúde

Governo do Maranhão oficializa a Planificação da Atenção Primária em Timon

842A7186

Os quatro municípios atendidos pela Região de Timon (Parnarama, Matões, São Francisco e Timon) oficializaram hoje (16) a implantação da Planificação da Atenção Primária em Saúde, que visa desenvolver habilidades e competências dos profissionais de saúde, bem como gestores, garantindo uma Atenção Primária de qualidade. A solenidade de abertura da pactuação aconteceu na manhã desta terça, no Centro de Treinamento Wall Ferraz, com a presença do secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, do deputado estadual Rafael Leitoa, o vice-prefeito de Timon, João Rodolfo, e demais autoridades da área de Saúde.

842A7177

Para o gestor estadual, a Planificação vai reestruturar a Atenção Primária à Saúde, garantindo à população acesso aos serviços com qualidade, humanizado, equidade e resolutividade. “A ideia da planificação é ousada, porque é um projeto que vai reorientar toda a Rede de Saúde, a partir do que é mais importante. Durante muitos anos, escutamos que o estado não investia na Atenção Primária, ou seja, na prevenção, e gastava tudo com hospital. Hoje, estamos no terceiro ano de recessão, onde os recursos caem, os estados entram em falência e os orçamentos públicos diminuem, mas mesmo com esse quadro, o Maranhão conseguiu investir em Saúde, somente em 2016, R$ 2 bilhões de reais. E resolvemos ousar mais; e com apoio do governo, decidimos investir no fortalecimento da Atenção Primária com a planificação que haverá de ser reconhecida como um macro para a Saúde”, concluiu o secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula.

 

Para o deputado Rafael Leitoa, o projeto vem padronizar a Atenção Básica. “A planificação vai organizar a Atenção Básica, com a proposta de qualificar para repercutir na qualidade da atenção às pessoas”, detalhou o parlamentar, que ao final de seu discurso anunciou que, em breve, fará a entrega de 03 ambulâncias, através de emenda parlamentar, para o município de Timon.

842A7225

A diretora da Regional de Saúde de Timon, Graça Rodrigues, destaca que, com a Planificação, todo o quadro burocrático do passado vai acabar. “Teremos atendimentos humanizados, onde as pessoas terão horários marcados nos postos. Além disso, teremos um filtro, reduzindo os gastos que se tem com a média e a alta complexidade”, disse a gestora da Regional.

842A7227

A pactuação da Planificação na Região conta com o apoio de órgãos como Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde – OPA, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Prefeitura e Secretaria Municipal de Timon.

 

O secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, enfatiza a importância desse momento para toda a região. “Com a planificação da Atenção Primária e da Atenção Especializada, vamos trabalhar na Região de Timon com um planejamento especializado, onde teremos um plano mensal e mudanças nos processos de trabalho com conhecimentos compartilhados. Vamos fortalecer e trabalhar a regulação e aumentar a produção dos nossos serviços, trabalhando com toda linha de cuidado, estruturando ainda mais a regionalização”, pontuou Sá.

842A7309

842A7290

842A7281

842A7262

842A7257

842A7252

842A7245

842A7212

842A7203

842A7201

842A7198

842A7190

842A7187

842A7182

 (Da assessoria)

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade