Opção de frio no Nordeste: Caracol, no Piauí, registra temperatura de 13 graus

Na noite desta quinta-feira (8) o município de Caracol, distante 607 Km ao Sul de Teresina,  registrou a temperatura de 13 ºC. Foi a mais baixa registrada no Piauí.

A cidade de Caracol fica a 566 metros de altitude. O município é considerado o portal do Parque Nacional Serra da Confusões, unidade de conservação ambiental reconhecida nacionalmente como importante reduto de espécies vegetais e animais típicas da caatinga, além de guardar ao longo de sua extensão uma diversidade de parques arqueológicos com litogravuras.

O professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, explica que o “frio” neste mês não é novidade , mas que o Sul do Piauí tem uma tendência ,desde o final de maio, de manifestar temperaturas mais amenas.

Além de Caracol, a cidades de Bom Jesus, Angical, Picos, São Raimundo Nonato e Alvorada do Gurgueia registraram temperaturas abaixo dos 17 ºC. Os dados são do Insituto Nacional de Meteorologia.

De acordo com Werton, a previsão é que até a primeira de quinzena de agosto o Piauí as temperatura mais amenas continuem sendo registradas.As condições de baixa umidade e nebulosidade favorecem a diminuição das temperaturas.

“O mapa de previsão do CFS, modelo canadense,  mostra em cores azuis a possibilidade de temperaturas mais baixas do que a média. Vai fazer calor,sim, mas nas madrugadas temos tendência de até no mês de agosto termos temperaturas mais amenas. O ar vai estar mais seco, menos nuvem no céu e essa combinação faz com que a radiação volte para o espaço. Aí a perda radioativa favorece essas temperaturas mais baixas”, adianta Werton.

Em Teresina a previsão para os próximos dia é de temperaturas variando entre 23 ºC a 35 ºC.

 

Do cidadeverde.com com acréscimo do eliaslacerda.com

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
TekyNik