Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Os 25 anos do Arrastão da Vitória – por Chico Leitoa

OS VINTE E CINCO ANOS DO ARRASTÃO DA VITÓRIA

Tudo começou na década de 60. Um grupo de adolescentes resolveu fundar um clube de jovens na beira da linha, próximo à estação ferroviária de Timon, onde reinava muita pobreza. Na década de 70, o grupo, já mais maduro, transformou aquele clube restrito ao entretimento em uma entidade com personalidade jurídica e batizamos de JUVENTUDE ESPORTIVA TIMONENSE ( JET ).

Ampliadas suas atividades, nos abrigamos na rua 80 entre a linha do trem e a BR 316, em um clube social do Chico Feijão, um dos fundadores. Passamos a atuar além do entretenimento, no esporte e na cultura, chegando a exibir uma peça teatral, escrita e dirigida por Rubervan du Nascimento ( um dos fundadores ), denominada REMINICÊNCIAS. Ao tempo em que o time de futebol começava a ganhar destaque no principal campeonato Timonense, parte do grupo começava a cursar a universidade ( na época só tinha a FUFPI ).

No início da década de oitenta, alguns do grupo cconcluiam seus cursos. Eu, terminava Engenharia na primeira turma do Piauí. Passamos a ser um grupo respeitado, com aproximadamente 400 membros. Prosseguimos as atividades e as discussões sobre a vida da cidade, o que fatalmente nos levaria a fazer política partidária. Em 1982, numa das eleições mais acirradas até hoje em Timon, a Juventude esportiva Timonense, em reunião democrática ( 8 a 7 ) resolveu apoiar o candidato Napoleão que veio a vencer a eleição para um mandato de 6 anos, por uma diferença de 150 votos em 21.000 votos apurados. O compromisso do candidato conosco, particularmente, era só e somente só, se eleito, doar um terreno para fazermos a sede da nossa entidade. Compromisso cumprido, o terreno é hoje o Centro de Juventude da Fundação Cidadania.

De 15.04.1983 a 31.12.86 fui secretário de obras e assessor do projeto CPM, tendo me desligado dois anos antes do término do mandato.

Desde 1984, depois de inúmeras rodadas de conversas internas, resolvemos migrar para um partido político. O escolhido foi o PDT. Em 30.06.1986 me filiei.

Em 1988 disputamos a eleição municipal, numa coligação PDT/PT. Reunimos um bom número de pessoas, mas as condições eram mínimas, a ponto de não podermos produzir um programa de televisão para o horário gratuito. Por ordem do juiz eleitoral, fizemos todos os programas ao vivo.

O resultado: fiquei em terceiro lugar ( só tinha três candidatos).

Em 1989, no primeiro turno, fizemos uma boa campanha em favor de Brizola para Presidente da República. No segundo turno apoiamos Lula. Color venceu.

Em 1990 disputei uma vaga para a Assembléia Legislativa. Apoiamos Conceição Andrade (PSB) para o governo e Neiva Moreira (PDT) para Dep Federal. Fui o mais votado do Município, mas praticamente não tive votos fora de Timon e fiquei na terceira suplência numa coligação que elegeu cinco deputados.

Veio 1992. Um ano antes, com a ajuda de alguns companheiros, especialmente Dorival Mendes, começamos as tratativas para tentar juntar os partidos. Em princípio, éramos nove. Porém, não foi possível manter todos juntos e no primeiro semestre de 1992 formamos uma aliança de seis Partidos ( PDT, PSDB, PCdoB, PMDB, PMN e PSB ) denominado ARRASTÃO DA VITÓRIA.

Com 71 candidatos a Vereador e uma valorosa e empolgada militância, e com um bom programa de televisão, aos poucos, contagiamos a grande maioria da população. O movimento se agigantou e virou paixão. Marcou época com memoráveis movimentos de massa. No dia 7 de setembro houve algo surpreendente. Chamamos para um passeio ciclístico e mais de dez mil bicicletas invadiram as ruas da cidade, além de motos, cavalos, carroças e muita gente a pé. Uma multidão empolgada tomou conta da campanha. A paixão era tanta, que chegamos a abrir uma loja, denominada Caixa Alternativo, onde todo material de campanha era vendido: camisas, botões, bonés, fitas e bandeiras. A loja vendia rapidamente tudo que a gente botasse e manteve a campanha de parte do material a partir da sua abertura.

Em 30/09/1992, no comício de encerramento da campanha, a emoção tomou conta de todos a ponto de praticamente eu não conseguir falar com os presentes cantando o hino nacional, a música da campanha, aos gritos de já ganhou, já ganhou, já ganhou !!!!

Encerrava-se ali a maior e mais empolgante campanha política de todos os tempos. Vencemos com 21.776 votos contra 13.234 do segundo, 1.700 do terceiro e 1. 358 do quarto colocado.

Nesse dia 30.09.2017, comemoramos 25 anos do ARRASTÃO DA VITÓRIA, uma data que marcou época em nossa Cidade, Região e porque não dizer em todo Estado.

Nesse período, ganhamos cinco das sete eleições para Prefeito (as outras duas foram um subproduto do Arrastão da Vitória,) produzimos 66 mandatos de vereador, ajudamos a produzir seis mandatos de deputados estaduais,

cinco de deputados federais, dois senadores e dois governadores. Destaque para a eleição de Luciano, que em 2002, aos 22 anos foi eleito o Deputado Federal mais jovem do Brasil.

Nesses 25 anos foram muitos os avanços, a partir do Arrastão da Vitória: 70% das casas eram abastecidas por chafarizes, colocamos água canalizada em 100% delas, acabando assim com a lata d’água na cabeça. Atacando os pontos críticos, implantamos a passarela da ponte metálica que era a única ponte que ligava o centro de Timon ao centro de Teresina. Implantamos a CEASA, um mercado modelo, priorizamos a educação, passando de 8.000 para 38.000 alunos na rede municipal, construímos grandes e médias escolas, o Centro de treinamento de Professores Wall Ferraz. Na saúde, reabrindo e construindo 17 postos de saúde, Policlinica da Av Três, Pronto Socorro Municipal e Hospital do Parque Alvorada, além de implantarmos 43 equipes do Programa Saude da Família, Centro de Controle de Zoonozes, Farmácia Viva para produção de fitoterápicos.

Dando sinais claros de como o nosso grupo passou a encarar a política, e principalmente colocando os interesses coletivos acima de qualquer outro, foi que em 2000, na condição de deputado federal, fui eleito prefeito com 70% dos votos. Num final de tarde fui até a residência do ex-prefeito Napoleão pedir a sua ajuda para que intervisse junto ao governo do Estado, para que Timon fosse atendida em seus pleitos. Ao seu modo, ele fez sua parte e Timon ganhou alguns quilômetros de asfalto.

Hoje, bem ao estilo modernizado na atual gestão, Timon vive um momento de prosperidade, apesar da preocupante crise financeira.

Escolas climatizadas e modernizadas, UBS de qualidade, um vicejante parque empresarial, uma cidade com bons sinais de urbanização, aí incluída a repaginação da praça São José, cidade limpa e iluminada. Ao tempo que se prepara para receber a maior feira de ciências do Norte e Nordeste, acaba de assistir um dos maiores festivais de música da região, o B-R-O BRO, e convive hoje com o orgulho de receber o seu primeiro grande Shopping, o SHOPPING COCAIS.

Quando da realização do coquetel de abertura, as palavras do prefeito e do empreendedor bem resumiram o novo momento que a cidade experimenta, inclusive convivendo com grandeza política da convivência harmoniosa, onde eventuais diferenças foram superadas, em nome do que há de mais significativo para toda a população, que só é possível numa verdadeira harmonia entre os poderes público e privado.

Luciano, desde quando candidato a prefeito em 2008, sempre colocou como meta reconstruir o ginásio Francisco Carlos Jansen ( filho do Napoleão ). Assumindo a Prefeitura, tratou de fazer um moderníssimo projeto e quando o

governador Flavio Dino e o deputado Rafael assumiram, priorizou, e através de emenda parlamentar, está em fase de conclusão uma bela obra de engenharia, de arquitetura pujante, que será inaugurada em breve com o mesmo nome.

Revolucionou a educação, climatizando todoas as escolas da zona urbana, distribuindo fardamento, um forte programa de alimentação escolar e vários programas visando a melhoria da qualidade do ensino.

O ARRASTÃO DA VITÓRIA inaugurou uma nova prática política revestida fundamentalmente de perseverança, firmeza de propósitos e respeito a outros pensamentos.

Formar um grupo político consistente não é fácil. Manter esse grupo unido na sua grande maioria é tarefa mais difícil ainda. Conseguimos isso ao longo desses 25 anos, fruto de perseverança e maturidade. Além de muita união e dedicação dos companheiros. Mais do que justificada portanto, a comemoração das bodas de prata desse grande movimento.

Em principio faríamos uma pequena solenidade na sede do PDT, porém, tal qual o início do arrastão ganhou grandes proporções e aí mudamos para o Centro de Juventude, onde tudo começou.

Sabíamos que seria uma grande festa, mas jamais com tanta participação e com tamanha carga de emoção. Empolagação, brilho nos olhos, afagos, abraços, e aplausos sob a voz de Solange Leal, (a mesma voz que entoou a maioria das musicas do arrastão e movimentos seguintes). Todos fomos contagiados. Homenageados ( nem todos aliados do nosso grupo ) convidados e principalmente os companheiros que garantem nossa existência ao longo do tempo.

A festa transcorreu na mais absoluta harmonia e emoção e no clima que foi idealizado, sem cunho eminentemente político, haja visto, alguns participantes pertencerem atualmente a outros grupos políticos, mas que à época constituíram o Arrastão da Vitória, hoje muito maior do que antes, fortalecido por novos e valorosos companheiros.

Os nossos agradecimentos a todos que de uma forma ou de outra ajudaram a engrandecer nosso memorável e inesquecível evento de comemoração dos 25 anos de luta, que certamente orgulhou e orgulha a todos nós e com certeza despertará outros sentimentos em quem não tem história pra contar e muito menos grupo político pra promover evento da natureza do que fizemos.

A história é irrevogável. Pretender reescrevê-la à luz de sentimentos mesquinhos e interesses políticos é um sinal de apequenamento da alma.

Aqueles que viveram o Arrastão, mesmo os que se afastaram politicamente, demonstram grandeza ao compreender o sentido das comemorações que são apenas a inscrição na memória coletiva, de um momento que marcou a rica história de nossa cidade e de nosso imaginário.

Eng. Chico Leitoa

Outubro 2017


Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 64

Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 69

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael