Outubro Rosa: Saúde de Timon segue alertando mulheres sobre diagnóstico de câncer

saude 2

Para alertar e reforçar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, diversas equipes da Estratégia Saúde da Família e profissionais do CAISM, NASF e Policlínica realizam ações alusivas à campanha Outubro Rosa.

“O mês voltado para ações de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, está entrando na reta final e sabemos que ainda existem muitas mulheres que não foram realizar o exame de mamografia, um procedimento feito de forma gratuita pelo SUS. Então essas ações são importantes para conscientizar toda a população, levando informações sobre a importância da detecção precoce do câncer, aumentando as chances de cura”, disse o secretário de saúde, Marcio Sá.

Entre os últimos locais a receber a ação estão igrejas evangélicas, OAB de Timon, EMEF Raimunda de Carvalho Sousa, CIRETRAN, Faculdade IEMA, entre outros.

Durante as atividades são realizados serviços como: palestras, rodas de conversa sobre a prevenção do câncer de mama, coleta de sangue, vacinas, testes rápidos, além da distribuição de material informativo.

 

saude 4

saude 3

Exames o ano todo

A mobilização Outubro Rosa está encerrando, mas as mulheres que não conseguirem realizar o exame durante outubro, podem procurar qualquer unidade de saúde do município para receber o encaminhamento para o Centro de Assistência Integrado de Saúde da Mulher – CAISM, ou ir diretamente no Centro para agendar a mamografia em qualquer data do ano.

De acordo com a diretora do CAISM, Maria José, mesmo com o encerramento do mês alusivo ao combate do câncer, as mobilizações também continuarão a ser realizadas em locais da zona urbana e rural.

“Ainda teremos várias atividades para serem desenvolvidas. Estamos querendo fazer um chá especial com mulheres que estão em tratamento e que receberam alta, além das ações pontuais como a do Shopping Cocais amanhã e de outros lugares como: Mercado da Formosa, do Parque Alvorada, um evento na Vila do Bec e no povoado Monteiro”, falou Mazé.

A doença

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. Relativamente raro antes dos 35 anos, a incidência cresce progressivamente após esta idade, especialmente após os 50 anos.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil (depois do de pele não melanoma) respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Estimativa 2018/2019 aponta 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil.

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Barro Forte
WhatsApp chat