Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Parceria entre Governo do Maranhão e Prefeitura de Timon garante benefícios gestantes

IMG_2870

As gestantes timonenses garantiram mais um importante benefício. O Cheque Cesta Básica Gestante é um programa do Governo do Estado em parceria com o município que garante o benefício no valor total de R$900,00. “Vai ajudar muito! É meu primeiro filho e a gente sempre precisa de uma ajuda financeira”, afirma Ellen Karine, 24 anos, grávida de sete meses.  O programa visa incentivar as gestantes a começarem o quanto antes o pré-natal, manter o cartão de vacinação atualizado e cuidar da saúde da mãe e do bebê no pós-parto.

IMG_2838

O valor será repassado em nove parcelas, seis delas serão pagas a cada uma das seis consultas de pré-natal; uma após o parto, e as duas restantes após as primeiras consultas do recém-nascido. “O benefício tem um grande significado: é alcançar as pessoas de baixa renda familiar e cuidar da saúde da gestante e do bebê, sempre pensando na saúde preventiva e, dessa forma, reduzir a mortalidade materno-infantil”, explica Márcio Sá, secretário de Saúde do município, que ainda acrescenta: “O cartão gestante deve ser usado para compras de gênero alimentício”.

IMG_2805

Quarenta e quatro gestantes foram beneficiadas com a entrega do primeiro lote do cartão em solenidade realizada nesta quinta (26) na Fundação Cidadania. A coordenadora do projeto, a enfermeira Samanta Brandão, explica: “A gestante deve fazer seu cadastro na UBS mais próxima e estar com, no máximo 12 semanas de gravidez, além de ter uma renda familiar de até um salário mínimo para receber o benefício. Para mantê-lo, o programa exige que o cartão de vacinação esteja atualizado e a gestante faça o acompanhamento pré-natal corretamente”, explica.

IMG_2814

“Queria agradecer ao município por aderir ao projeto e, dessa forma, ajudar no combate à mortalidade materno-infantil na nossa região. A saúde da mãe e do bebê é a grande prioridade”, conta a diretora da Regional de Saúde, Floriza Batista.

IMG_2800

Os cadastros estão sendo realizados pelos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e a gestante que se interessar deve procurar a unidade mais próxima para começar o pré-natal, que é a ação mais importante desse programa, explica Eliete Coelho, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família do município.

IMG_2879

 

Da assessoria

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael