Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Políticas de educação foram discutidas em conferência que aconteceu em Timon

A URE Timon promoveu nesta semana na terça e quarta (13 e 14) a Conferência Intermunicipal de Educação, no auditório Wall Ferraz. O objetivo da Conferência foi avaliar o cumprimento do PEE (Plano Estadual de Educação), suas metas e estratégias, além de propor políticas e ações que indiquem responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de educação. Na terça, após o credenciamento por eixo, houve a solenidade de abertura com a composição da mesa de honra.

Participaram deste momento o professor Regino Nolêto – gestor da URE Timon; Simeão Pereira – Juiz da Infância e Juventude; Ludmila Furtado – representante do Secretário Estadual de Educação Felipe Camarão; Profa. Dra. Eliene Maria Viana – palestrante; a aluna Karlene Almeida (do Centro de Ensino de Tempo Integral Jacira de Oliveira e Silva) – representante dos alunos da URE Timon; Coronel Sousa – gestor do Colégio Militar Tiradentes V; Francemilton Soares – Secretário Municipal de Educação de São Francisco do Maranhão; Dinair Veloso – Secretária Municipal de Educação de Timon; Thyago Brito – Secretário Municipal de Educação de Matões; José Pinheiro – Subsecretário Municipal de Educação de Parnarama; professora Helena Sousa – Diretora de Ensino da URE Timon e Marcone Araújo – Conselheiro Tutelar da Área 1.

“Este evento é um marco na minha história profissional de educador e ver todos os presentes neste momento, nos engrandece e nos dá um brilho, porque percebemos que são pessoas que tem compromisso e responsabilidade com a educação, assim como o Secretário Felipe Camarão, que tem mudado a história da educação no Maranhão, porque não é uma questão apenas de salário, mas é a preocupação que ele tem com a qualidade de ensino e as condições em que os alunos estão aprendendo, daí o nosso reconhecimento pelo trabalho do Secretário. Desta forma, esperamos que esta Conferência ajude a melhorar a educação do nosso estado, e, claro, dos nossos municípios”, disse o gestor da URE Timon, professor Regino Nolêto.

Já a representante do Secretário Felipe Camarão, Ludmila Furtado, analisando o contexto que estamos hoje, considera que estamos vivenciando um marco altamente histórico. “Por isso, precisamos refletir sobre o que nós estamos fazendo neste momento. O que, enquanto Conferência, precisa ser feito para ajudar a melhorar a educação maranhense. Estamos em um governo prazeroso, que nos tem dado grandes valorizações e na URE Timon, já temos grandes avanços, como o Colégio Militar, a Escola de Tempo Integral e os Centros de Ensino com o Programa Ensino Médio Inovador que já dá uma garantia também de um tempo escolar maior para o aluno, para que ele não fique fora da sala fazendo o que não deve. Desejo a todos, então, uma ótima conferência e que a gente possa refletir sobre o PEE com propriedade pensando que nós devemos analisar um plano que valerá por 10 anos. Muitas coisas já alcançamos deste plano, mas é preciso avançar muito mais”, completa Ludmila.

A Palestra Magna foi proferida pela professora Dra. Eliene Maria. Em seguida, houve a apresentação e votação do regimento interno conduzidos pelo professor de Filosofia do Jacira, Gilson Alves. Após o almoço, já no C.E. Clodomir Millet, houve a plenária dos eixos temáticos, onde em cada sala havia representantes (delegados) de todos os município que compõe a URE Timon: Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Timon. Na manhã do dia seguinte, quarta-feira, os participantes foram acolhidos com um café da manhã para dar continuidade ao segundo dia de Conferência Intermunicipal com a Plenária Final de Eixos e a eleição dos delegados que irão representar a URE Timon na Conferência Estadual de Educação que acontecerá em abril, em São Luís.

(Da assessoria)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael
TekyNik