Prefeitura de Timon recupera moradora de rua e a devolve a família no Rio de Janeiro
Ao contrário do que muitos pensam, os fatores que levam uma pessoa a morar na rua, na maioria das vezes, não estão associados somente à questão financeira. É o caso da Iara Queiroz, que apresentava um quadro de transtorno psicológico, deixando a família no Rio de Janeiro, e começou a residir nas ruas chegando à cidade de Timon. Nesta segunda (10.12), por meio dos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), ela conseguiu retornar para sua família.
Iara, que atualmente tem 42 anos, foi acolhida desde 2014 pelos serviços do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) e Casa Cidadão, onde a usuária conseguiu aposentadoria, iniciou seu tratamento no CAPS-AD e CAPS, além de ter retornado aos estudos em uma escola pública do município.
A psicóloga Marivete Ribeiro do Centro Pop explicou que durante todo este tempo a mesma não sabia informar o endereço dos seus familiares, então através dos atendimentos psicológicos ela identificou a escola que a usuária tinha estudado no Rio de Janeiro e conseguiu solicitar da instituição de ensino o endereço da família. Com essa descoberta, foi feito contato com o CRAS do Rio e solicitado a visita domiciliar no endereço, e assim a família da Iara foi localizada.
“Eles prontamente demostraram o interesse de tê-la no entorno da família. Após o contato com os parentes, foi realizado um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares, assim como o resgate de projeto de vida individual, desenvolvendo autonomia, habilidades e competência”, conta a psicóloga.
Marivete ainda complementa que ao encontrar a família, a equipe ainda tem todo o trabalho de sensibilização do usuário com relação à importância de retorno para o seio da familiar, pois em todos os casos eles já estão acomodados na instituição e muitos apresentam resistência, por achar que o abrigo já estava muito bom para eles, mas o abrigo é temporário, e a finalidade das unidades é conseguir devolver o indivíduo para sociedade em condições dignas e de autonomia.
Na última quinta-feira (06) foi realizada um festa de despedida com a usuária, a equipe de trabalho e os demais usuários, a qual recebeu um presente de toda a equipe, além da articulação com a equipe do CRAS do bairro Cidade Nova, em virtude da unidade está oferecendo um curso de cabeleireiro, para que a usuária pudesse realizar um tratamento nos cabelos. Na madrugada desta segunda (10) ela retornou, de avião, conduzida pela equipe do Centro Pop e Casa Cidadão e já se encontra com a família.
A Prefeitura de Timon, por meio desses serviços da Semdes, desenvolve durante todo o ano um forte trabalho para reinserção dessas pessoas na família, resgate da dignidade e esperança de uma vida melhor.
Da assessoria
Meu Deus! Isso é fantástico, porque geralmente é do Sul ou do Sudeste que enviam nordestinos, quando por lá se encontram em situações difíceis. Em muitas situações, valendo-se de reportagens sensacionalistas, em programas dessa mesma linhagem. Parabéns à EQUIPE DA SEMDES, pelo excelente trabalho. Bravo! Sucesso, sempre! Saúde, sabedoria, paz e poesia.
Saudades,
César William