Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Prefeitura de Timon recupera moradora de rua e a devolve a família no Rio de Janeiro

Ao contrário do que muitos pensam, os fatores que levam uma pessoa a morar na rua, na maioria das vezes, não estão associados somente à questão financeira. É o caso da Iara Queiroz, que apresentava um quadro de transtorno psicológico, deixando a família no Rio de Janeiro, e começou a residir nas ruas chegando à cidade de Timon. Nesta segunda (10.12), por meio dos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), ela conseguiu retornar para sua família.

 

iara 2

 

Iara, que atualmente tem 42 anos, foi acolhida desde 2014 pelos serviços do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) e Casa Cidadão, onde a usuária conseguiu aposentadoria, iniciou seu tratamento no CAPS-AD e CAPS, além de ter retornado aos estudos em uma escola pública do município.

A psicóloga Marivete Ribeiro do Centro Pop explicou que durante todo este tempo a mesma não sabia informar o endereço dos seus familiares, então através dos atendimentos psicológicos ela identificou a escola que a usuária tinha estudado no Rio de Janeiro e conseguiu solicitar da instituição de ensino o endereço da família. Com essa descoberta, foi feito contato com o CRAS do Rio e solicitado a visita domiciliar no endereço, e assim a família da Iara foi localizada.

“Eles prontamente demostraram o interesse de tê-la no entorno da família. Após o contato com os parentes, foi realizado um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares, assim como o resgate de projeto de vida individual, desenvolvendo autonomia, habilidades e competência”, conta a psicóloga.

Marivete ainda complementa que ao encontrar a família, a equipe ainda tem todo o trabalho de sensibilização do usuário com relação à importância de retorno para o seio da familiar, pois em todos os casos eles já estão acomodados na instituição e muitos apresentam resistência, por achar que o abrigo já estava muito bom para eles, mas o abrigo é temporário, e a finalidade das unidades é conseguir devolver o indivíduo para sociedade em condições dignas e de autonomia.

 

iara copy

 

Na última quinta-feira (06) foi realizada um festa de despedida com a usuária, a equipe de trabalho e os demais usuários, a qual recebeu um presente de toda a equipe, além da articulação com a equipe do CRAS do bairro Cidade Nova, em virtude da unidade está oferecendo um curso de cabeleireiro, para que a usuária pudesse realizar um tratamento nos cabelos. Na madrugada desta segunda (10) ela retornou, de avião, conduzida pela equipe do Centro Pop e Casa Cidadão e já se encontra com a família.

A Prefeitura de Timon, por meio desses serviços da Semdes, desenvolve durante todo o ano um forte trabalho para reinserção dessas pessoas na família, resgate da dignidade e esperança de uma vida melhor.

Da assessoria

1 comentário

César William
Comentou em 12/12/18

Meu Deus! Isso é fantástico, porque geralmente é do Sul ou do Sudeste que enviam nordestinos, quando por lá se encontram em situações difíceis. Em muitas situações, valendo-se de reportagens sensacionalistas, em programas dessa mesma linhagem. Parabéns à EQUIPE DA SEMDES, pelo excelente trabalho. Bravo! Sucesso, sempre! Saúde, sabedoria, paz e poesia.

Saudades,
César William


Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 35

Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 40

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael