Saúde

Saiba o que pode funcionar em Teresina após o decreto do prefeito Firmino Filho

Os estabelecimentos de Teresina terão funcionamento alterado a partir desta segunda-feira (23/03). Bares e Restaurantes, por exemplo, devem permanecer fechados, sendo permitido apenas o trabalho por delivery. As determinações constam no decreto 19.540, assinado pelo prefeito Firmino Filho que trata da adoção de medidas urgentes para o enfrentamento da calamidade pública do novo coronavírus.

O decreto autoriza o funcionamento de mercados, supermercados, hipermercados, mercearias, açougue, peixarias, fruteiras, centros de abastecimento de alimentos, distribuidoras e centro de distribuição de alimentos. É permitido também o funcionamento de farmácias e drogarias, estabelecimentos relacionados ao comércio, serviços e industrias na área de saúde.

Centro de Teresina (Foto: Gil Oliveira/ G1)

Postos de combustíveis poderão funcionar em horário diferenciado, das 7 às 19 horas, porém, as lojas de conveniência localizadas nesses estabelecimentos não poderão funcionar. Distribuidoras de gás e água também podem permanecer abertas. Os hotéis só podem manter os serviços exclusivos aos hospedes. As distribuidoras de energia elétrica, água, saneamento básico, serviços de limpeza urbana e coleta de lixo também estão autorizadas a permanecerem em funcionamento, por serem considerados serviços essenciais.

As padarias também podem funcionar, desde que não haja consumo no local. Os bancos e serviços financeiros, inclusive as casas lotéricas, podem funcionar desde que respeitado e cumprido o limite mínimo para acesso e distância mínima de dois metros entre as pessoas. Áreas comuns de hotéis também estão vedadas. Todas as refeições devem ser realizadas dentro dos quartos.

“Aos poucos, tivemos que mudar a rotina da cidade. Tivemos que adotar as medidas mais drásticas, porque nosso sistema de saúde não suporta o atendimento de combate a essa doença em grandes proporções. Mantemos os serviços essenciais, para que a população tenha o mínimo de prejuízo possível. É preciso que cada teresinense se conscientize e só saia de casa para o estritamente necessário”, reforçou o prefeito Firmino Filho.

O descumprimento da lei fica sujeito ao pagamento de multa, interdição total da atividade e a cassação de alvará de funcionamento. A fiscalização será feita pela Guarda Municipal, em parceria com a Vigilância Sanitária e Polícia Militar. As denúncias podem ser feitas através do telefone 153, pelo 3215 9317, ou ainda pelo whatsapp (86) 99438 0254.

 

Do site oitomeia.com

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade