Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Secretaria de saúde de Timon adere a projeto que humaniza e melhora atendimento

 Com a Planificação da Atenção Primária, os atendimentos terão horário marcado, reduzindo filas

842A4507

Com o objetivo de reestruturar a Atenção Primária à Saúde, garantindo à população acesso aos serviços com qualidade, humanizado, equidade e resolutividade, foi apresentado hoje (15), na Regional de Saúde de Timon, o projeto para a pactuação da Planificação da Atenção Primária em Saúde, a ser desenvolvido nos quatro municípios atendidos pela Região de Timon, que são: Parnarama, Matões, São Francisco e Timon.

A Planificação visa desenvolver habilidades e competências dos profissionais de saúde e gestores, garantindo uma Atenção Primária de qualidade, como explica Karol Fernandes, que representou o secretário estadual de Saúde do Maranhão no evento.

842A4499

“A planificação tem o objetivo de organizar a Atenção Básica, parametrizando processos; ou seja, organizando macro e micro processos, qualificando a Atenção Básica para repercutir na qualidade da atenção às pessoas”, detalhou Karol.

De acordo com ela, nos Macroprocesso será organizada a territorialização do município, de modo que os Agentes de Saúde e todas as Estratégias Saúde da Família cubram todos os territórios. Já nos Microprocessos, haverá a organização das demandas da unidade, como por exemplo: bloco de hora, onde as pessoas serão atendidas com horários marcados, não tendo mais o fluxo desorganizado de pessoas.

842A4506

Para a diretora da Regional de Saúde de Timon, Graça Rodrigues, essa planificação vai mudar todo o quadro burocrático do passado, humanizando os atendimentos. “Será uma organização dos serviços, onde as pessoas vão poder ser atendidas nos postos, com horário marcado, reduzindo as filas. A Atenção Primária é a ordenadora dos serviços, é a porta de entrada, e com a sua planificação teremos um filtro, reduzindo os gastos que se tem com a média e a alta complexidade”, disse a gestora da Regional.

Segundo a diretora, a pactuação da planificação na Região conta com o apoio de órgãos como Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde – OPA, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Prefeitura e Secretaria Municipal de Timon.

“Esse processo de planificação começou em Caxias, e com muita luta conseguimos trazer pra nossa região. Foi aprovado na CIR e muito bem acolhida pelo prefeito Luciano Leitoa e o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá”, disse Graça Rodrigues.

842A4511

Márcio Sá destacou a importância desse momento para toda a região. “Com a planificação da Atenção Primária e da Atenção Especializada, vamos trabalhar nas cidades de Parnarama, Matões, São Francisco e Timon com um planejamento especializado. Teremos um plano mensal, mudanças nos processos de trabalho, conhecimentos compartilhados, vamos fortalecer, trabalhar a regulação, aumentar a produção dos nossos serviços e trabalhar com toda linha de cuidado, fortalecer ainda mais a regionalização”, ressaltou o gestor municipal de Saúde.

842A4512

842A4462

842A4479

842A4491

(Da assessoria)


Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 64

Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 69

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael