Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Timon realizou nesta quarta o 2º Workshop do Plano de Mobilidade Urbana

EA9A0691

Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 19/07, o 2º Workshop Participativo para discutir o Plano de Mobilidade Urbana de Timon. A atividade aconteceu no auditório da Fundação Cidadania e contou com a presença de técnicos da Prefeitura, representantes da sociedade civil, Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU), Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito de Timon (DMTRANS) e demais secretários municipais.

 

No primeiro momento, o representante da CERTARE Engenharia e Consultoria LTDA, Diego França, realizou uma explanação a respeito do que é o Plano de Mobilidade Urbana de Timon, que visa democratizar os espaços e possibilitar maior acessibilidade, segurança e conforto a pedestres, ciclistas e usuários de transporte público.

EA9A0697

“A ideia é fazer com que a população compreenda a importância do Plano e da participação da sociedade na elaboração, porque assim faremos um comparativo entre os gargalos apresentados pela população e os identificados através dos dados que o CIMU vem obtendo desde setembro do ano passado durante pesquisas e visitas domiciliares”, comentou Jefferson Veras, diretor do CIMU.

 

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Timon já iniciou e segue um cronograma desde outubro de 2016. No primeiro momento, foram coletadas informações junto à população e nas secretarias de Planejamento e Infraestrutura. Depois de analisados os dados, deu-se início à realização dos workshops, permitindo que o plano seja subsidiado através da participação popular, com indagações, questionamentos e sugestões.  Após isso, haverá uma audiência pública, prevista para o dia 24 de agosto, para discutir junto à população as mudanças.

EA9A0695

Depois deste processo, o documento base irá para a câmara dos vereadores para aprovação. O Plano é uma exigência nacional da Lei 12.587/2012 e, depois de elaborado e aprovado, permitirá acesso a recursos federais destinados às melhorias de infraestrutura e mobilidade urbana.

 

Após a explanação sobre o plano, foram apresentados os dados obtidos durante a pesquisa, seguindo-se da análise das informações coletadas e da discussão, em grupo, dos temas: Acessibilidade, Transporte Público, Segurança Viária, Infraestrutura e Conforto, Transporte Ativo. Ao final, foram elencados os pontos chaves que mais se repetem para que sejam confrontados com o que foi coletado pela empresa.

 

Este foi o segundo workshop e o próximo acontecerá no dia 09 de agosto, no auditório do IEMA, Parque Alvorada. Vale lembrar que o evento é aberto ao público em geral e todos os interessados poderão participar.

EA9A0696

1 comentário

josé ferreira martins
Comentou em 19/07/17

Não fizeram menção da presença do representante do corpo de bombeiros nesta reunião!

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael
TekyNik