DestaquesSaúde

Vereadora de Teresina quer acabar com o uso de jumentos em carrroças

A vereadora Teresa Britto do Partido Verde apresentou projeto para proibir o uso de asininos, específicamente os jumentos, como propulsores de veículos movidos à tração animal. Ela alega que os animais sofrem maus tratos e acredita que as carroças deveriam ser proibidas.

“Na verdade eu gostaria que não tivesse mais uso de carroças aqui em Teresina com animais. Que fossem usados motos, o cavalo de lata, mas que não fossem utilizados os animais (…) Eles usam os animais e soltam depois que não têm condições de ser usados. Eles abandonam machucados, muitas vezes desnutridos”, denuncia a vereadora. O cavalo de lata é um veículo de metal que existe em outros estados e é usado para substituir carroças.

Teresa Britto recorda que já tentou inserir a mudança, no ano passado, durante a tramitação da reforma do Código Sanitário, mas a medida não foi aprovada.

“Nós temos vistos muitos em Teresina, tadinhos, transportando uma carga que eles não têm capacidade de transportar, passando por total sofrimento. Nós queremos evitar o sofrimento desses animais”, acrescentou a parlamentar.

Questionada sobre se a lei pode prejudicar ou até acabar com a profissão dos carroceiros, a vereadora afirma que a utilização do asinino em carroças é menor. Além disso, ela afirma que a Prefeitura de Teresina pode encontrar alternativas para quem vive com o uso dos animais.

“Que o próprio poder público possa buscar meios para evitar esse tipo de questão, aquelas pessoas que vivam do uso, do sofrimento desses animais, que elas possam colocar no mutirão da limpeza, buscar um meio de sobrevivência, qualificar essas pessoas para fazer outra atividade. O fato é que tem que se acabar com isso. Não pode se sustentar famílias com o sofrimento dos pobres inocentes que não falam, mas que têm sentimento de dor, de medo e de todo tipo de maus tratos”, disse a parlamentar.

“Não queremos que as famílias fiquem passando fome, não. É para isso que existe o Bolsa Família, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, qualificação profissional (….) para dar amparo a essas pessoas que estão em situação de risco. Buscar outras alternativas”, completou.

(Do cidadeverde.com)

1 Comentário

  1. tem o meu apoio,bela inciativa,vejo muitos cavalos aqui em timon doentes abandonados na rua,numa hora dessas os donos abandonam os animais;essa pratica está ultrapassada,hoje temos véiculos para transportar carga;os animais sofrem com a carga pesada,me lembro quando criança via um cavalo puxar uma carroça com varias manilhas,me dava dó do pobre animal.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade