Saúde

Viçosa do Ceará elegeu novo prefeito nesse domingo, dia 5

Franci Rocha, do MDB, foi eleito prefeito de Viçosa do Ceará neste domingo. — Foto: Reprodução

Franci Rocha, do MDB, foi eleito, neste domingo (5), prefeito do município de Viçosa do Ceará, no interior do estado, em eleição suplementar. Ele recebeu 52,56% dos votos válidos e derrotou o candidato Divaldo Soares, do PSD, que recebeu 47,44% dos votos.

 

Ao todo, 35.634 pessoas votaram no município, dos quais 17.945 foram para o prefeito eleito, 16.197 para a oponente. Dos votos totais, 2,578% optaram pelo voto nulo e 1,41% em branco.

 

Franci Rocha venceu a eleição em um partido com chapa pura, sem mais nenhuma legenda de apoio. Ele tem 53 anos, é casado, tem ensino fundamental incompleto e declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser comerciante. O prefeito eleito tem um patrimônio declarado de R$ 867.581,90.

O vice é Shill, do MDB, que tem 50 anos.

 

Barro e Viçosa foram às urnas

Eleitores das cidades cearenses de Barro e Viçosa do Ceará voltaram às urnas neste domingo (5) para eleger novos prefeitos e vices. Os dois municípios tiveram prefeitos cassados e precisavam definir novos gestores.

O horário de votação foi o mesmo das Eleições 2020, das 7h às 17h; a faixa das 7h às 10h é destinada, preferencialmente, às pessoas acima de 60 anos e de outros grupos de risco.

Puderam votar nas eleições suplementares quem solicitou alistamento, transferência ou revisão até o dia 7 de julho de 2021 (151 dias antes da eleição).

Com total de 43.774 eleitores aptos a votar, Viçosa funcionará com 146 seções eleitorais distribuídas em 56 locais de votação. Trabalharão no pleito aproximadamente 670 pessoas, incluídas(os) mesárias(os), auxiliares de eleição, delegadas(os) de prédio, terceirizadas(os), servidoras(es) do cartório e de outras unidades do TRE-CE.

Prefeito cassado

O TRE manteve, no dia 8 de fevereiro deste ano, a cassação do prefeito eleito de Viçosa do Ceará, José Firmino (MDB), e do vice, Marcelo Ferreira Moreira (MDB), por abuso de poder político e conduta vedada nas Eleições 2020.

Após a decisão do TRE, foi deferida liminar pelo Tribunal Superior Eleitoral para manter o prefeito no cargo até o julgamento do recurso pelo próprio TSE. Na sessão do último dia 5 de outubro, a Corte Superior manteve a cassação e determinou a realização imediata de nova eleição.

 

Do G1 Ceará

 

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade