Viveiro de Mudas da Secretaria de Meio Ambiente de Timon está pronto para ser inaugurado

Uma obra realizada com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, o Viveiro de Mudas da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Timon-MA está pronto para ser inaugurado. A informação é do Secretario Municipal de Meio Ambiente Jailson de Oliveira Sousa.

Trata-se de uma obra de reforma, ampliação e adequação de sua infraestrutura, que custou 97 mil reais e teve a autorização, fiscalização e acompanhamento do Conselho Municipal do Meio Ambiente, órgão consultivo e deliberativo, constituído por representantes da sociedade civil organizada e órgãos da Administração Pública Municipal, que contou com o total apoio do Prefeito Luciano Leitoa, que deu todo aval para a realização das intervenções necessárias às melhorias das condições físicas e estruturais do Viveiro da SEMMA de Timon-MA.

No viveiro de Mudas da SEMMA, que fica localizado na Avenida Formosa, S/N, no Bairro Formosa, próximo a Unidade Escolar Enoque Moura, de acordo com informações prestadas pelo secretário Jailson de Oliveira, são mantidas uma média de cinco mil mudas de espécies nativas e frutíferas, tais como Ipê Amarelo, Manga, Caju, Laranja, Limão, Ata, Açaí, Marmorana, Abacaxi Roxo, Jaca, entre outras espécies próprias da região dos Cocais Maranhenses, que são diariamente entregues para a comunidade e destinadas à arborização de áreas degradadas das nascentes de riachos do município e ainda nas atividades de arborização da cidade de Timon.

“Além do manuseio permanente de produção de mudas, com a reforma, ampliação e adequação, o novo viveiro de mudas da SEMMA de Timon, a partir desse ano de 2018 funcionará com atividades permanentes de educação ambiental, onde para alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino do município de Timon”, Informou Jailson Oliveira quando também acrescentou que a nova estrutura contará com um quadro funcional constituído por educador ambiental, uma bióloga, um assistente de administração e dois jardineiros.

Trata-se de um imóvel de 400 metros quadrados, e conta com sala administrativa para dois servidores, sala multifuncional com capacidade para 20 pessoas sentadas, dois banheiros (um na área interna e outro na área externa), um depósito e uma área coberta externa para atividades práticas de educação ambiental e manipulação de mudas. Nas novas instalações também serão realizadas as reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

SEMMA de Timon está habilitada junto ao órgão ambiental Estadual

No último dia 05 de abril de 2018, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão o extrato do termo de habilitação celebrado entre o Estado do Maranhão, por intermédio de sua Secretaria de Meio ambiente e Recursos Naturais – SEMA e o Município de Timon-MA, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Referido Termo de Habilitação foi assinado pelo Secretario Estadual de Meio Ambiente, Marcelo de Araújo Costa Coelho, pelo Prefeito Luciano Leitoa e pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente Jailson de Oliveira Sousa.

A habilitação foi realizada para um período de quatro anos (2018-2021) e especifica todos os procedimentos de licenciamento ambiental que poderão ser realizados pelo órgão ambiental

municipal, tais como as atividades agropastoris, criação de animais em regime de confinamento, infra-estruturais, de transporte, obras hidráulicas, empreendimentos urbanísticos, energia elétrica, telecomunicações, serviços de saúde e funerários, industrias de produtos alimentício e bebidas, entre outras atividade de potencial poluidor.

O termo de habilitação em questão é objeto do processo Nº 0045304/2018 que teve o envolvimento de toda equipe de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para sua realização com resultado positivo.

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
TekyNik