Trabalhadores rurais de Timon podem ganhar descontos de até 65% na tarifa de energia elétrica, revela vereador Coca do Matapasto

Acima Coca do Matapasto durante reunião com os moradores do povoado Buritizinho no último domingo(14)

O vereador licenciado e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Coca do Matapasto, do partido Solidariedade (SD), conversou com o jornalista Elias Lacerda na tarde desta quarta-feira (17) para informar que os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Timon podem ganhar descontos de até 65% na tarifa de energia residencial.

De acordo com Coca do Matapasto, o desconto foi uma conquista da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão, a Fetaema. O vereador relatou que neste momento o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Timon está fazendo um trabalho de divulgação dessa informação e identificando quem tem direito a esse benefício.

A divulgação tem sido feita por dirigentes do sindicato diretamente nas comunidades onde vários povoados estão sendo visitados com este propósito.

Estão enquadrados na Tarifa Social , cujo desconto no valor da conta de luz varia de 10% a 65%, famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Segundo o vereador Coca do Matapasto (SD), também podem pedir o desconto as famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que possuam membros portadores de doença ou deficiência cujo tratamento médico demande o uso continuado de aparelhos com elevado consumo de energia elétrica. Já as famílias quilombolas com renda por pessoa de até meio salário terão direito ao desconto de 100% na conta de energia elétrica, até o limite de consumo de 50 KWh/mês.

Irmão Mundico no centro da foto acima durante reunião com moradores do Buritizinho.

No último domingo (14), Coca do Matapasto e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Timon, Irmão Mundico, estiveram no povoado Buritizinho fazendo a divulgação dessa conquista aos  trabalhadores rurais daquela localidade. Irmão Mundico ressaltou que o percentual para o desconto é calculado com base no consumo mensal de energia elétrica do domicílio. As famílias que gastam até 30 KWh recebem 65% de desconto. De 31KWh a 100 KWh, o índice é de 40%. Para quem utiliza entre 101 KWh e 220 KWh, o desconto é de 10%. Os trabalhadores rurais podem procura a secretaria de formação sindical Ivanildes, ou Edinete na sede do sindicato para obter mais informações.

“É uma grande conquista para nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais e portanto, nada mais justo que eles procurem esse benefício”, avaliou o vereador Coca do Matapasto.

 

Com parte das informações e fotos do Front de Notícias

 

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *