Advogado explica quem pode receber dinheiro dos planos Collor e Bresser

Acordo de Compensação para Poupadores é Prorrogado até 2025: Entenda os Detalhes

Em 11 de dezembro de 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu o sinal verde para um acordo importante. Representantes das entidades que defendem os consumidores e dos poupadores, junto com as instituições financeiras, chegaram a um acordo. Esse acordo tinha o objetivo de compensar aqueles que foram afetados pelos Planos Econômicos Bresser, Verão e Collor II. Parecia que tudo seria resolvido até março de 2020, mas graças a novas adições aprovadas pelo STF, o prazo foi estendido até 2025.

O acordo é uma maneira de ajudar as pessoas que tiveram dinheiro confiscado devido a esses planos econômicos. Isso inclui qualquer um, mesmo aqueles que não eram parte de associações. Se alguém foi prejudicado pelos Planos Bresser, Verão ou Collor II e levou o caso à Justiça sozinho ou como parte de ações coletivas, eles podem ter direito a uma compensação. 

Mas as novas adições também trouxeram uma mudança importante. Agora, o Plano Collor I também está incluído. Isso significa que se alguém entrou com um processo, mas o resultado não foi favorável, eles também podem ser compensados. É uma forma de garantir que mais pessoas possam ser ajudadas por esse acordo.

Em resumo, esse acordo é uma maneira de tornar as coisas justas para as pessoas que sofreram com esses planos econômicos. A extensão do prazo até 2025 dá a mais pessoas a chance de se beneficiar. Isso mostra que mesmo problemas antigos podem ser resolvidos com esforço e colaboração.

 

Advogado Willams José da Silva Gomes, é especialista em Direito Público e conta com 12 anos de experiência na advocacia privada. Contato (86) 99549-3563

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

109 comentários sobre “Advogado explica quem pode receber dinheiro dos planos Collor e Bresser

  1. Ganhei no STF, parcial. Na ocasião o ADV,disse que teria q entrar tj porém o juiz julgou improcedente, ou seja ganhei parcial ,mas não levei, não entendi nada

      1. Entrei na justiça , mas não recebi o valor certo , o advogado não conseguiu receber todo valor ano color em 1990 que teve a. cassa ao do Collor

          1. Meu pai vendeu uma casa e colocou o dinheiro na poupança e o plano Collor confiscou.
            Ele já faleceu, posso receber ?
            Como proceder??

          2. Olá, meu pai perdeu esse dinheiro, não sei se ele entrou na justiça pois ele faleceu não sei como saber se ele tem direito?

        1. Trabalhei nas centrais elétricas do Pará (CELPA) desde 1985 até 2015 quando o sindicato dos urbanitarios entrou na justiça solicitando o plano bresser eu estava relacionado porém na última e derradeira relação eu pensava que estava incluído mas depous que fui consultar meu nome infelizmente não estava então fui ao sindicato eles disseram que ei não iria receber pasmem na época seria 420 mil reais o pessoal recebeu em 72 (setenta e duas) se não me falha a memória corrigidas trimestralmente ficarei no aguardo de uma posição de vcs agora como deram-me este aviso viu tentar até onde eu puder obrigado

          1. Meu marido teve dinheiro confiscado , não resistiu e foi a óbito

          2. Eu trabalhei na Educação do Estado de PE. Entrei no ano de 1980 é sai no ano de novembro de 1996 me disseram que eu tenho direito, mas, nunca procurei e como eu faço para conseguir?

      1. Boa tarde tudo bem meu pai e falecido com posso saber se ele tem direito mais seria para os herdeiros

        1. No meu caso que minha poupança era na finasa,ela faliu ,o Bradesco comprou,entrei com ação mas foi julgado que essa conta não existe.Nao entrei com recurso tenho algum direito.plano color II

      2. Meu pai teve a poupança confiscada pelo plano collor. Ele é falecido.

      3. Boa tarde minha mãe teve prejuícolor mais já é falecida os herdeiros tem direito

    1. Pois tem um processo tramitação até pé STF, do Mova-se é uma porcaria de sindicato não tá com nada. Só engana as pessoas que estão vinculadas a ele.

    2. E a URP dos funcionários da extinta RFFS/A?
      31 anos na luta com este processo, TRT/BH, STF, Ganhamos em todas instâncias e até agora nada.muitos ex Ferroviários faleceram outros muitos doentes.

    3. Está vergonhoso esse assunto, minha mãe tem 95 anos e o banco Santander que tem lucros bilionários fez proposta de metade do valor, agora esse dinheiro que faz falta para ela comprar remédios que deveria estar em sua conta ganhando míseros 1% ao mês (sendo otimista), o banco recebe no rotativo 14% a.m. e não acerta esse valor que por direito ela tem a 30 anos

    4. Tenho um filho e todos os extratos das contas do pai dele será que tem direito em receber estes reajuste dos planos color e bresser verão e como faço pra saber

      1. Boa noite
        Minha esposa faleceu em 2012 , nos anos de 1987 até 2001 tinha uma poupança con valores bastante considerável em nome dela no bradesco , casamos 1989. Tenho como entrar na justiça através dos filhos para receber essas correções.

  2. Também fui prejudicada nesses planos, tinha comércio nesse período. Depositava dinheiro na conta, Nokia seguinte não tinha mais saldo positivo e estava devendo ao banco. Ninguém entendia o porque o dinheiro desaparecia das contas.

    1. Quem foi prejudicado mas nunca entrou na justiça, ainda pode entrar com um processo?

      1. Sou aposentada do Ministério da Saúde na época de todos esses planos : Collor, Bresser e verão, tínhamos o sindicato que gerenciava nossas questões. Estou aposentada há 20 anos,e desde lá, não se teve mais resposta de nada.Sera que ainda posso recorrer?

    2. Eu tinha um dinheiro guardado na queda época de repente sumiu mas não entrei com processo mesmo assim tenho direito de reaver meu dinheiro

    1. Boa tarde era militar na época estava com todo o meu dinheiro em aplicações de repente só tinha um dinheiro que deu para comprar na época vídeo cassete e até hoje não consegui rever o dinheiro que tinha rendido

    2. No plano Collor perdi 84% de aumento salarial, o que devo fazer já que estou aposentado!

    3. Quem era celetista nesse período , no tocante ao fgts tem algum direito sobre as percas das correções?

    4. Vende um Fiat 141 na véspera do do plano 1 foi confiscada e alguns meses foi devolvido, tenho alguma chance?

  3. Eu recebi uma parte na época, será que eu posso ter um resido ainda desses planos, Collor e Bresser?
    E se caso tiver tenho direito sobre ele…

    1. Não entrei na época com processo para receber estes valores dos planos. Ainda posso entrar.

  4. Como vou conseguir meu direito, minha poupança do ano 1988 a 1990 gostaria de saber se vou ter direito e como vou consultar pela caixa econômica federal?

    1. Amigo, neste País de picaretas pra gente é muito difícil porque são bandidos a caixa tem todos os nosso dados nº de Nis, CPF nº de conta, não paga porque não querem pagar eles tem, 25 bilhões que dizem abandonado sabem a quem pertence e não devolve.

    2. Tinha dinheiro na poupança nos antigos
      Bancos Real e Banerj. Cheguei a entrar na justiça, na época, através de um advogado, porém não recebí nada. Não tenho mais documentação relativa ao processo, como devo proceder, para reaver o dinheiro que me é de direito ?

  5. Meu pai tinha muitos investimentos em dois bancos na agência do Banco Itaú e Caixa Federal, nas agências da Santa Cecília em Sao Paulo, como levantar estes valores? Grato

    1. Meu pai,já falecido,também foi muito afetado com o plano Collor. Como filho,eu poderia entrar com pedido?

      1. Em todos os planos tanto do Collor, quantos os Planos Bresser e o Plano Verão eu tinha dinheiros aplicados na poupança. Mas, por motivo de doença acabei não sabendo e nem entrando na justiça para reaver meus dinheiros confiscadas. E agora eu tenho direito a entrar na justiça e reaver os valores que foram confircados desses planos ? Por gentileza, me diz se eu ainda posso entrar na justiça para receber o que é meu por direito ?

        1. Zelya Cardoso de Melo, a miss Zélia, que afabou o dinheiro de todos incluindo os indefesos. Já nadava ba grana, ganhou dinheiro e continua.

          1. Muitos funcionários foram prejudicados.como saber se ainda posso receber

  6. Ao longo de anos esperando por uma solução digna nesse País vemos que as coisas continuarão sem resposta.

    1. Meu trabalhou a vida toda fichado.na carteira.tinha um fundo de garantia pra receber olha todo mês.o dinheiro sumiu da conta.era muito dinheiro.

      1. Meu marido entrou na justiça na época do plano Collor só que eleja faleceu eu tenho direito de recebe

        1. E os trabalhadores que tiveram defasagem pis/Pasep FGTS, terão direito ressarcimento?

      2. Eu e minha mãe, tínhamos Poupança na época.. minha mãe. já faleceu a mais de 20 anos. . Muitos anos depois recebi , uma quantia irrisória… O que fazer para receber o verdadeiro valor ???

  7. Eu tinha uma boa poupança na época. Mas não entrei na justiça será que recebo alguma coisa

  8. Os bancos oferecem uma quantia irrisória! Ganhei e esperarei até o fim, se morrer tenho herdeiros!

  9. Eu tinha poupança nessa época só que não entrei com ação, como faço pra ter direito de receber esse dinheiro

    1. Meu pai faleceu ele tinha direito porém não entrou com nenhuma ação como faço

    2. Não entrei na justica como a maioria daa pessoas mais pobres ou desinformadas! Ardilosamente depois de anos e anos numa jogada ardilosa para livrar os Bancos o Supremo decidiu que só os que tinham ingressado com ações teriam direito! Como não ingressei com a tal ação, acho que agora é causo perdido, não é?

  10. E os servidores federais que tiveram seus salários reduzidos ?
    Nunca mais será revisto? Aquilo foi uma grande injustiça.

    1. Meu pai faleceu, entramos com um processo, segundo o advogado ganhamos, mas a caixa federal não pagou. Isso procede?

  11. Meu pai tinha poupança que foi confiscada no plano Collor. Mas não foi aberto processo. Comi fica. Ele faleceu vai fazer 10 anos em dezembro.

  12. Na época eu tinha uma boa poupança mas,não me lembro se éntrei na justiça será que ainda a tempo de recuperar o q perdi?

    1. Na época comprei um carro paguei o compusorio no plano Collor tenho direito a devolução

      1. O Supremo decidiu anos e anos depois numa manobra ardilosa e covarde para “ljvrar a cara” dos Bancos que só os que tinham ingressado com ação em tempo “definido por eles” como “hábil” teriam direito à reposição! Com isso quem acabou se danando foram as pessoas mais pobres e menos informadas! Uma tremenda sujeira perpetrada propositada e covardemente pelo STF! Esses milhões de pessoas perderam os seus direitos e o dinheiro ficou oara os Bancos! Quem não entende que tudo isso foi uma manobra orquestrada pelo Supremo para proteger os banqueiros? Ninguém deveria ser obrigado a entrar com ação porquê foi um roubo cometido contra todos e não apenas contra alguns! É um absurdo que os Bancos não tenham sido obrigados a ressarcir a todos! Tudo se resolveu num macabro conluio entre o STF e os banqueiros! Isso está perfeitamente claro! Foi desde que percebi isso que eu compreendi a terrível podridão que reina nos obscuros porões dessa tal de justiça!

  13. Na época saquei os 50%, o restante ficou lá. Mas não lembro o banco. Tinha conta em três deles. Banerj, Brasil e Bamerindus. A caderneta sumiu com as mudanças de residência. Como devo proceder para reaver meus direitos hoje. 15/08/2023.

  14. Sou profissional liberal (engenheiro cívil), prestei serviço a uma empresa e Imposto de renda foi retido. Fiz declaraçao para devoluçao do imposto retido, medida provisória de Collor dizia que não haveria devolução e não teve devolução.
    Tenho direito a esse dinheiro?

  15. Está suspenso no STF pelo Min. Gilmar Mendes e só Deus sabe o que vai acontecer. Os banqueiros nunca quiseram pagar os juros determinados e sempre recorram e no final a justiça sempre pendia para o lado mais forte.

  16. Entrei na justiça com advogado, tenho,3 processos Plano Bresser, Collor 1 e 2, desde de 2009, o advogado falou que tem esperar o julgamento final. Gostaria de saber se e isso mesmo ?

    1. Nunca entrei na tal da “justiça” porquê as decisões do STF se deram anos depois e garanto que a maioria das pessoas não tiveram acesso às informações sobre o assunto em vista dos anos e anos que se passaram! Agora parece que o causo já é perdido! Nunca mais! Ficou tudo para os Bancos… com a ajuda do STF, claro, né? Ô gente podre, corrupta e covarde! Dá vontade de vomitar de nojo dessa gentalha!

  17. Dívidas rurais ! Plano Collor
    Alguém já recebeu aqui ma minha cidade Rosário do Sul no RS ….
    Estamos no aguardo

  18. Boa tarde quero saber se tenho direito a receber esses dois planos aposentei em 2001 e nunca entrei na justiça prá reaver as perdas

  19. Entrei com 2 ações no plano Collor I, e foi procedentes as duas, fizeram apelação o processo estão sobretudo, gistaria de fazer uma parceria com outro advogado nos honorários de 50% para cada se tiver interesse o meu WhatSapp é 82 9 9122 1653, mandar mensagem

  20. Eu tinha dinheiro de um (ou 2?) Apartamentos na poupança.
    O banco não me deu o extrato e os meus comprovantes foram queimados.
    Não consegui entrar com o processo !

    1. Tenho para recebermos valores dos planos Collor 1e2
      Faz 5 anos que entrei com um advogado que morreu.
      Depois arrumei outro advogado que queria dinheiro adiantado, falei que só quando a causa resolvida .
      O. Mesmo abandonou a causa, são 32 anos de poupança e espera em Deus e um advogado sério.

    2. Meu pai tinha uma quantia grande no banco do Brasil e no banco do nordeste, não entrou com nenhuma ação, será que ainda pode entrar?

  21. O meu pai já falecido tinha dinheiro na poupança na caixa e no banco Brasil. Como faço pra saber se temos direito de receber.

  22. Não entrei na época com o processo e nem tenho mas a caderneta. O que posso fazer? Só sei que meu dinheiro ficou preso na época, pois viva de juros

  23. Meu pai tendo falecido no ano 2000 ele teria o direito de requerer o benefício referente a poupança que teria sido pelo Banco do Brasil a sua residência foi em Salvador Bahia

  24. Não entrei com processo nem plano bresser e Collor ainda posso procurar advogado e entrar com ação?????

  25. Na época que deveria ter entrado com ação eu não tinha dinheiro para pagar a entrada do advogado. Ainda dá tempo?

  26. Meu pai teve dinheiro retido nessa época, mas ele faleceu em 1996. Ainda posso acionar a justiça para tentar reaver esses valores? Qual o procedimento, Dr?

  27. Eu entrei e re ebi dois planos. Não lembro quais. Eu tenho direito aos outros planos?

  28. Eu tinha dinheiro na poupança da caixa e meu dinheiro foi confiscado pelo plano Color ,dormi e acordei se um Tustão , tive que pegar dinheiro emprestado pra cobrir os cheques que estava entrando e eu não tinha dinheiro pra pagar , minha era poupança casada com a conta corrente os cheques caia a caixa econômica pagava foi horrível o que fizeram com o povo brasileiro ( agora vou ter direito de receber?

  29. Eu tinha dinheiro numa poupança casada da caixa econômica federal no plano color o meu dinheiro foi confiscado não entrei na justiça pq os advogados me disseram na época que a caixa econômica não devolvia dinheiro pra ninguém será que agora vou ter direito de receber o meu dinheiro?

  30. Meu marido também tinha na época
    mais hj ele já é falecido! Eu como esposa tenho direito de receber! Só ñ lembro se ele moveu ação! Na época era BANCO BANEB!! Na cidade de ituaçu Bahia! Ele também tinha aplicação no hovernaite!!! Por favor como faço

  31. Sou funcionário público e nunca entrei com um processo me aposentei em 2016 tive uma poupança continental faliu me falaram que o Bradesco comprou

  32. Este acordo é a maior enganação, os poupadores não recebem nem 20% do valor que tem direito. Quem foram os mais beneficiados com esse acordo maléfico???

  33. Como faço para saber se tenho o direito, tem em vista o longo tempo, e saber o valor a receber?

  34. Esse acordo foi extremamente prejudicial para os poupadores. Ganhei a ação para todos os planos, mas suspenderam 9 pagamento porque estavam negociando o acordo. Pelo acordo deveria receber menos da metade do que estava calculado!

  35. Fui funcionário público, minha empresa não ganhou o aumento da inflação no plano Collor, outras empresas funcionário foram compensados.

  36. Meu pai vendeu uma casa e colocou na poupança, o plano Collor confiscou.
    Ele já faleceu, posso receber? Como proceder?

  37. Fui no banco buscar o saldo da.minha conta na ocasião e o banco não achou minha conta, lembro que tinha bastante dinheiro na época. Não consegui entrar na justiça porque não tinha o extrato. Tempos depois achei o número da conta mas o banco disse que venceu o prazo. Fui roubado pelo banco. Ainda há o que eu possa fazer?

  38. Esse é o pais dos planos Plano merda 1, plano merda 2, plano merda 3, aí você já tá na merda mesmo e nem nota. Aí vem o governo tentando limpar a merda. Tristezq

  39. Eu fui prejudicada no plano color eu morava no Rio de Janeiro só que eu não tenho mais o número da conta teria como buscar essa informação com o número do meu CPF o banco era o Bradesco do mercado São Sebastião

  40. Eu também tinha várias poupança foi engolidas fui aos e me disseram que correr atrás seria invao deixei pra lá não tinha ninguém pra me ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *