O presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, confirmou que há casos de erros de correção em provas de candidatos do Rio Grande do Sul. O órgão preferiu, contudo, não informar quantas pessoas foram afetadas no Estado.

Os erros aconteceram no primeiro e no segundo dia de exame: foram 30 provas com correção errada no primeiro dia e 5.944 no segundo. Conforme o Inep, o equívoco nas correções já foi consertado e a nota corrigida já consta na Página do Participante.

Mais de 170 mil pessoas entraram em contato com o Inep para informar algum tipo de erro na correção da prova. O instituto assegura ter revisado todas as provas dos 3,9 milhões de alunos que fizeram o Enem e encontrado falhas de correção em 0,15% delas. O problema teria sido na associação da prova com o gabarito — houve um “descasamento” entre o código de barras do exame e o código de barras do cartão-resposta.

MPF quer suspensão do Sisu

De acordo com apuração do Estadão, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) enviou um ofício nesta segunda-feira ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, solicitando que a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seja suspensa até que as falhas na correção do Enem estejam solucionadas.

O Inep não mencionou, até a publicação desta reportagem, se poderá ou não suspender a data de início das inscrições no Sisu, prevista para esta terça-feira (21). O órgão assegura que o problema já está resolvido.

Do jornal Zero Hora