Advogado Timonense toma posse na Diretoria da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB PI

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizará na próxima terça-feira, dia 16, a cerimônia de posse e apresentação dos membros da recém criada Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão (CLIE), na qual tomará posse como Secretário-Geral, o advogado Maurício Alves, personalidade das mais conhecidas em nossa cidade, tanto pela sua atuação jurídica como pelo seu vasto trabalho social.
O evento acontecerá na sede da Ordem dos Advogados, no Auditório Ministro Reis Veloso, no próximo dia 16, às 10 horas. Embora a pandemia do Covi-19, a solenidade restrita acontecerá presencialmente, cumprindo todos os requisitos de segurança sanitária.
A Comissão terá o objetivo de defender os ideais de Liberdade de Imprensa e Expressão no Brasil, em especial no âmbito da Seccional Piauí. Nos termos dos incisos IV e IX do artigo 5º, artigo 220 a 224 da CF/88, no artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e na legislação extravagante pertinente ao tema. Além de atuar junto à sociedade, nos meios acadêmicos e jurídicos defendendo a liberdade de imprensa e de Expressão.
“A Comissão foi criada nesta gestão e atende à uma necessidade de ampliar os fóruns de discussão sobre o papel da imprensa, no seu dever de bem informar”, ressalta o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.
O advogado Wilson Gondim assumirá a presidência da Comissão e pontua que “a criação da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão é um marco histórico da OAB Piauí na defesa das garantias constitucionais. Só tenho a agradecer pela confiança, e pelo convite. Faço um agradecimento especial ao Presidente Celso Barros e ao Conselheiro Federal Raimundo Júnior pelo apoio”, disse.
“Parafraseando o Águia de Haia (Rui Barbosa): todo o bem que se haja dito, e se disser da imprensa, ainda será pouco, se a considerarmos livre, isenta e moralizada. Moralizada, não transige com os abusos. Isenta, não cede às seduções. Livre, não teme os potentados. No mesmo cotejo, o é a liberdade de expressão, direito Constitucional que embasa a nossa melhor noção do que podemos definir por Estado Democrático que tanto sonhamos torná-lo pleno. A OAB do Piauí tá de parabéns por esta iniciativa, e por certo que termos muitos temas para aqui debatermos, e tentarmos contribuir com a busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o timonense Dr. Maurício Alves.

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *