Iniciada a segunda fase da pesquisa de Prevalência de Infecção por COVID 19 no Maranhão

A Universidade Federal do Maranhão e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão realizarão a segunda fase do Inquérito Sorológico para COVID-19/Pesquisa de Prevalência de Infecção por COVID 19 no Maranhão no período de 19 a 30 de outubro de 2020.

A pesquisa tem por objetivos realizar inquérito populacional domiciliar por amostragem para estimar as prevalências de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 no Maranhão, bem como Estimar o percentual domiciliar do Maranhão que apresenta anticorpos contra o SARS-Cov-2; Estimar o percentual de indivíduos com teste positivo que apresentam ou apresentaram infecções assintomáticas ou subclínicas; Identificar os sintomas mais comumente relatados pelos indivíduos com anticorpos; Estabelecer a extensão de acometimento nos municípios maranhenses segundo porte populacional e Estimar a adesão da população ás medidas de distanciamento social, uso de máscaras, distanciamento físico e higiene das mãos.

De acordo a metodologia da fase II será realizada em 66 municípios, divididos em 5 estratos onde cada município sorteado conterá a identificação de setores censitários, totalizando 150 setores em todo Estado, distribuídos nas 19 regiões de saúde, nos quais serão realizadas entrevistas e coletas de sangue para sorologia, em 5100 participantes selecionados.

Nesta segunda fase a região de Timon continua com dois municípios participando da pesquisa, Timon com 8 setores censitários, zona urbana nos bairros: Parque Piauí, Parque Alvorada, Cidade Nova, Pedro Patrício, Parque Aliança Mutirão, Vila Monteiro e povoado Vertente na zona rural. Outro município sorteado foi São Francisco do Maranhão contemplado o povoado Mimoso e adjacente.

Para realização do trabalho e êxito da pesquisa contamos com o apoio dos Senhores Prefeitos, Secretários de Saúde, Equipes de Saúde, e população dos municípios sorteados.

Os profissionais que estarão no campo realizando a pesquisa fazem parte do quadro de Recursos Humanos da Regional de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde/SES, Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, Secretarias Municipais de Saúde de Timon e São Francisco, supervisionada por Clayre Anne Mota da Silveira-Coordenadora da Vigilância em Saúde da Regional e coordenada pela Gestora Regional de Saúde-Florisa Batista de Carvalho Santos.

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *