Estudantes de Timon vão representar o município nos Jogos Escolares Brasileiros

Águas de Timon - Novembro/2024

Com as malas cheias de sonhos, quatro adolescentes do projeto Atletas de Futuro, desenvolvido pela Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, embarcam ,nesta quarta-feira (27),rumo ao Rio de Janeiro. Os atletas irão disputar os Jogos Escolares Brasileiros- JEB’s 2021.

A competição retorna neste ano para estudantes de 12 a 14 anos após 17 anos sem ser realizada. Os adolescentes timonenses irão participar dos JEBs na categoria vôlei de praia, representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Sarney.

Alisson Silva,13, e sua dupla Ryan Feitosa,14, ficaram surpresos com a notícia de que iriam para o Rio de Janeiro disputar o Jogos Escolares Brasileiros. Os dois afirmam que começaram a praticar o vôlei por causa do projeto Atletas de Futuro e não imaginavam participar tão novos de uma competição nacional. Apesar da pouca idade, os pequenos atletas contam que não estão para brincadeira e querem voltar para Timon trazendo medalha.

“Desde pequeno me apaixonei por voleibol com o professor Jean[do Atletas de Futuro], que me incentivou a jogar voleibol. Com fé em Deus vamos trazer a medalha. O professor Jean falou para a minha mãe e ela me disse que a gente ia para o Rio de Janeiro. Fiquei muito surpreso, mas estamos pegando em bola para fazer um bom resultado lá. Eu e minha dupla vamos dar nosso melhor e trazer a medalha para Timon”, conta Alisson.

 

Na família de Isadora Karine, 12 anos, o orgulho é em dose dupla. Ela e a irmã Aline Daniele, 12 anos, disputarão juntas os Jogos Escolares Brasileiros. Isadora admite que no início não queria se dedicar ao esporte, mas foi motivada pelo projeto Atletas de Futuro e se apaixonou pelo vôlei.

“Eu comecei há pouco tempo, não queria treinar de jeito nenhum, mas o professor Jean me incentivou a treinar e a participar de todos os jogos. Aí comecei a me apaixonar pelo vôlei de praia e vôlei de quadra. Estou seguindo forte. Agora vamos para o Rio de Janeiro”, conta emocionada a adolescente.

Isadora afirma que o esporte tem feito uma revolução na sua vida, lhe dando disciplina e motivação. “Não tinha disposição para fazer basicamente nada. Depois que comecei a treinar mudou completamente minha vida. Eu estava em casa e o professor chegou e disse que queria conversar comigo e minha mãe e perguntou se eu gostaria de participar do JEBs e voltar a treinar. Eu disse que sim. Começamos a treinar e não paremos mais. Fiquei muito feliz com essa notícia e minha mãe me apoiou muito. Eu e minha irmã vamos dar nosso melhor para trazermos a medalha”, acrescenta.

A modalidade vôlei de praia na categoria é nova na competição. O professor Jean Pablo, do projeto Atletas de Futuro, conta que todos foram pegos de surpresa, mas os treinos foram intensificados e as duplas estão prontas para a disputa. Os JEB’s serão classificatórios para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em 2022 no Brasil.

“É um evento muito disputado no Brasil inteiro. A categoria infantil vôlei de praia não existia, foi colocada agora, esta sendo um êxito muito grande. Estamos empenhados em chegar lá e trazer medalha. Vamos enfrentar equipes do Acre, Rio Grande do Sul e outras”, conta o professor.

Atletas de Futuro
O secretário municipal de Esportes, Juventude e Lazer, Felipe Andrade, destaca que o Atletas de Futuro muda a realidade social de crianças e adolescentes timonenses, de 7 a 17 anos, que encontram no esporte , uma oportunidade de socialização e transmissão de valores.

“É um projeto muito importante que incentiva o esporte para adolescentes que estão, muitas vezes ,em situação vulnerável. Grande atletas de destaque nacional já participaram do projeto e nosso intuito é seguir incentivando estes talentos”, disse o secretário.

Devido à pandemia, o projeto havia dado uma pausa nas atividades presencias, mas retornou, gradativamente, em junho deste ano.

O Atletas de Futuro atende cerca 1500 crianças e adolescentes em todo município de Timon e visa incentivar a prática de esporte.

Da assessoria

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *