Governo do Estado do Maranhão
Edi - Porta Retrato

Por que o noivo não pode ver a noiva antes do casamento?



Governo do Estado do Maranhão

Por que o noivo não pode ver a noiva antes do casamento? 

Esta é uma máxima que permeia os casamentos há muito tempo. Nas novelas e filmes sempre vemos uma mãe ou madrinha preocupada com a possibilidade de o noivo ver a noiva antes da cerimônia.  A justificativa? Dá azar.

Mas de onde vem esta lenda? Porque surgiu? O que poderia acontecer de tão ruim depois de um encontro prematuro? Vamos descobrir!

Tudo começou em uma época em que os casamentos eram arranjados entre os pais. Não havia paquera, piscadela, beijo no portão e nem nada disso. O pai do rapaz fazia todo o acordo com o pai da moça e estava marcado o casamento. Ele e ela sequer se conheciam. E é por esse motivo que os noivos ficavam impedidos de ver suas noivas antes do casamento, pois, se o rapaz não agradasse da moça isso traria sérios problemas ao plano dos pais, o noivo poderia fugir ou tomar qualquer medida desesperada que botasse fim ao casamento e, claro, a moça poderia agir da mesma forma, apesar das restrições às mulheres que tínhamos na época. Era melhor evitar.

Já em uma época mais recente, segundo uma pesquisa americana, ver a noiva antes do casamento trazia um problema real. Ao se deparar com a mulher trajando o vestido, pronta para casar, o homem levava um choque. Ali caía a ficha de que em breve ele não seria mais solteiro, não poderia mais beber e badalar como sempre fez. Ali caía a ficha de que sua vida iria mudar radicalmente, e, por nunca ter sido casado, o rapaz tinha medo dos rumos que isso poderia levar. Graças ao desespero que tomava conta de si, o noivo desistia do casamento, desfazia o acordo matrimonial e encerrava a festa deixando as famílias e os convidados a ver navios, dias ou horas antes do tão esperado evento. As noivas se sentiam culpadas e as pessoas próximas passavam a acreditar que algo muito sério e errado havia acontecido para que o casamento acabasse antes mesmo de acontecer, quando na verdade tratava-se apenas de um choque emocional. A partir de então criou-se o hábito de proibir o noivo de ver a mulher vestida de noiva.

Devido a estes receios temos a premissa do azar do vestido de noiva. Seja fato ou não, os mais supersticiosos vão sempre evitar!

 

Acesse e veja mais  http://www.edivasconcelos.com.br/

WhatsApp: 8857-0682

Deixe um comentário