Informes rápidos do eliaslacerda.com

Socorro Waquim ou Ulisses Waquim?

Família Waquim: Amanda, Sétimo, Socorro e Ulisses; Socorro de novo

Que a família Waquim vai lançar um candidato a deputado estadual nas próximas eleições ninguém discute mais. Entretanto uma incerteza continua pairando sobre a cabeça da maioria dos que fazem política em Timon: Quem eles pretendem lançar como candidato ? a atual vereadora e ex-prefeita Socorro Waquim ou o filho dela Ulisses Waquim?

Mesmo com a família escondendo o jogo quando trata deste assunto, a tendência mais forte no momento é de que seja mesmo Socorro Waquim. Com o mandato de vereadora, é a ex-prefeita quem mais tem aparecido na mídia e buscado uma exposição política que denota ser o seu nome que está sendo preparado para a disputa.

Sumido do meio político desde que tentou ser eleito vice-prefeito  de Alexandre Almeida nas eleições do ano passado,  Ulisses Waquim parece já conformado em abrir espaço para a mãe nas eleições vindouras.

Caso não haja nenhum fato novo, Socorro Waquim deve fazer dobradinha com Edilázio Júnior, atual deputado estadual do PV, mas que trabalha um projeto para ser candidato a deputado federal em 2018.

 

Qual o motivo de tanta demora para Kenedy assumir a Ciretran?

Está todo mundo sem entender o motivo de tanta demora para o ex-vereador Kenedy Gedeon assumir a 10ª Ciretran- a Circunscrição Regional de Trânsito de Timon. Requisitos para o posto ele tem de sobra. Conhece como poucos o órgão, afinal foi seu primeiro diretor na década de 90, tem votos (se o critério for político) pois já provou nas inúmeras vezes que disputou eleições e ainda tem tem feito a sua parte para se credenciar ao cargo. A mais recente foi a de se filiar ao PDT local.

Fora isso tudo, Kenedy ainda tem o apoio do deputado estadual do PDT, Rafael Leitoa e pra completar, o órgão é dirigido no estado por pessoa indicada pelo próprio PDT. São essas combinações de fatores favoráveis que deixa todo mundo sem entender o motivo de tanta demora na nomeação.

E não procure Kenedy Gedeon em busca de encontrar alguma resposta. Ele também não sabe.

A mais nova informação que chega ao eliaslacerda.com é que esta novela que se arrasta há dias pode ser resolvida nesta semana com a nomeação finalmente do ex-vereador. Será mesmo? Tem muita gente que já não acredita. E com razão…

 

Até tu, Fufuca?

A oposição no Maranhão anda preocupada com as eleições de 2018 com razões de sobra. Além de não ter até o momento um candidato competitivo que possa evitar uma reeleição do atual governador Flávio Dino, assiste perplexa a movimentação de seus aliados rumo ao governo.

Na semana passada o governador Flávio Dino recebeu no Palácio dos Leões ninguém menos que  Fufuca Dantas, o atual  prefeito de Alto Alegre do Pindaré. Membro da fina flor do PMDB maranhense e pai do deputado federal André Fufuca, Fufuca Dantas esteve com o governador para tratar de assuntos institucionais.

Oficialmente foi divulgado que o governo estadual vai investir no município em parcerias com a prefeitura. Isso oficialmente, porque nos bastidores políticos todos sabem que o prefeito fechou também uma parceria política com Flávio Dino para 2018 na sua campanha de reeleição.

É por esta e outras razões que a oposição até o momento não conseguiu encontrar um caminho que possa lhe trazer esperanças de vitória em 2018…

 

O sistema dágua melhorou e muito

Só não ver quem não quer, mas o sistema de abastecimento dágua de Timon melhorou e muito depois da concessão do serviço para a empresa Águas de Timon. Sabe aquele sufoco da falta dágua com constantes e enjoativas reclamações nos meios de comunicação, especialmente nas rádios comunitárias? Acabou. O consumidor timonense pode até reclamar da conta, de esporadicamente receber água na coloração preta nas torneiras por conta do serviço de limpeza do sistema, mas por falta  de água praticamente não existe mais e quando aparece são casos isolados que demora pouco para ser resolvido.

Neste mês a Águas de Timon comemorou dois anos que assumiu o sistema dágua da cidade com avanços que jamais o combalido e surrupiado SAAE teria condições de fazer.

Nesse pouco tempo muitas mudanças positivas já são notadas na área urbana de Timon. Só pra citar alguns, foram mais de 46 mil metros de novas redes de água, implementação de sistemas de tratamento e operação conjunta de poços tubulares e da captação do rio Parnaíba. Os investimentos garantem que 100% da água distribuída aos imóveis regulares na zona urbana de Timon seja tratada e de qualidade.

 

Teresina quer o modelo de Timon

Não é à toa que Teresina quer o modelo de gestão dágua de Timon. Na capital piauiense a gigante e inoperante Agespisa, Águas e Esgotos do Piauí, tem enormes despesas e não consegue atender a demanda da cidade. A solução encontrada pelo atual governador Wellington Dias foi entregar o sistema para a iniciativa privada. Quem ganhou a licitação foi a AEGEA, mesmo grupo que administra a empresa Águas de Timon. O processo licitatório aguarda apenas uma decisão judicial para a empresa assumir o sistema dagua da capital.

Enquanto não é resolvida a questão, a população da capital paga caro pela incompetência da Agespisa. Na manhã da última sexta-feira (28), moradores dos residenciais Torquato Neto e Orgulho do Piauí, na zona sul de Teresina bloquearam a rodovia BR-316 em protesto contra a falta de abastecimento de água nos dois bairros (veja na foto acima). Os moradores afirmam que estão, acreditem, há três meses sem água na região. Eles queimaram pneus e madeiras para realizar o bloqueio da pista.

 

Esta semana tem novidade no meio político local

O eliaslacerda.com trará nesta semana uma novidade sobre o destino de um dos mais conhecidos políticos da cidade.

Aguardem aqui no eliaslacerda.com a revelação que ele mesmo prometeu ao titular deste site contar em primeira mão para ser publicado aqui.

 

Presença na paralisação de sexta-feira

O vereador do partido Solidariedade, Coca do Matapasto, foi o único vereador de Timon que prestigiou as manifestações sindicais ocorridas na última sexta-feira, dia 28, na cidade. Com forte ligação com o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município, Coca caminhou ao lado de alguns aliados e no meio do grupo do sindicato rural.

 

Manifestou poderia ser melhor organizada

Tudo bem que o movimento pela greve geral ocorrido na última sexta-feira,28, em Timon não atraiu grande público, mas também não pode ser apontado como um fiasco. Os sindicatos fizeram a sua parte.

Entretanto o que ficou totalmente sem nexo foi a quantidade de carros de som. Cada um representando um sindicato diferente, levou sua mensagem e como o movimento não foi grande, acabou transformando a caminhada numa verdadeira Torre de Babel, onde quem tentava prestar atenção na manifestação não conseguiu se concentrar  numa fala só.

Ou seja, faltou organização e entendimento melhor entre os sindicatos…

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *